O salário mínimo nacional poderá ser reajustado para R$ 1.631 a partir de janeiro de 2026, conforme prevê a proposta orçamentária enviada pelo governo federal ao Congresso Nacional. O novo valor representa aumento nominal de 7,44% em relação ao piso de R$ 1.518, vigente em 2025.
O cálculo segue a nova política de valorização do salário mínimo, aprovada no fim do ano passado, que limita o reajuste a 2,5% acima da inflação do ano anterior. Pela regra, o aumento considera a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado em 12 meses até novembro de 2025, estimado em 4,78%, somado ao crescimento de 3,4% do Produto Interno Bruto (PIB) de 2024.
Sem o limite de 2,5% acima da inflação, o reajuste seria de 8,18%. No entanto, com a regra vigente, o percentual de correção deve ficar em 7,44%.
O valor final ainda poderá ser ajustado, caso o INPC de 2025 fique acima das projeções atuais. Com base na inflação acumulada entre dezembro de 2024 e novembro de 2025, nesse caso, o governo enviará uma mensagem modificativa ao Congresso no início de dezembro, confirmando o valor definitivo.
Vice-governador, vereadores, deputados e demais autoridades acompanharão a agenda, que inclui vistoria em escola, ginásio e obras de infraestrutura.
O prefeito Jonas Campos, de Reserva do Cabaçal, participou no sábado (14/02) da visita oficial do governador Mauro Mendes à região, durante a inauguração de um trecho da rodovia MT-358. A agenda reuniu deputados estaduais, o ex-senador Cidinho Santos, além de autoridades municipais e produtores rurais. Jonas Campos esteve acompanhado do vice-prefeito Adenilson Eliotério, vereadores e produtores rurais das regiões da...
Endereços funcionavam como pontos de apoio para as atividades ilícitas do grupo criminoso
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.