Em Mato Grosso está proibida a filmagem de professores em sala de aula, é o que prevê a lei 11.595/2021, sancionada pelo governador Mauro Mendes (DEM).
A norma, de autoria do deputado Valdir Barranco (PT), dispõe sobre a proibição de constrangimento ao livre exercício docente nas salas de aula dos estabelecimentos do Sistema Estadual de Ensino.
O artigo primeiro da lei estabelece: “Fica proibida a filmagem de professores e professoras no exercício da docência em qualquer estabelecimento que compõe o Sistema Estadual de Ensino de Mato Grosso, quando tal registro tiver por finalidade constranger ou limitar o livre pensamento, a liberdade de expressão e a ética educacional”.
Consta da norma que a filmagem de qualquer atividade em sala de aula somente poderá ocorrer nas atividades docentes em aulas e demais atividades de ensino, mediante consentimento de quem será filmado ou gravado.
“O responsável pela filmagem sem autorização, sem prejuízo das medidas cíveis e criminais cabíveis, será submetido às normas disciplinares do regimento escolar”.
A lei já está em vigor.
POLÊMICA
Em agosto deste ano, uma professora foi filmada em sala de aula por um aluno em uma escola particular de Cuiabá, fazendo comentários político-partidários contra o presidente Jair Bolsonaro para seus alunos. A docente acabou sendo suspensa pela instituição por três dias.
Entre no grupo do Popular Online no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
A Verba Indenizatória (VI), criada em maio deste ano, foi aprovada por todos os vereadores, mesmo sob protestos da população.
Volume de entorpecentes retirado de circulação saltou de 2,6 toneladas no primeiro semestre de 2015 para 19,6 toneladas no primeiro semestre de 2025
"São os impostos que vocês pagam, que estamos revertendo em obras para o povo lambariense", disse o prefeito Marcelinho da Bem Star.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.