O Instituto Nacional do Câncer estima que neste ano de 2015 ocorram 15 mil novos casos de câncer de colo do útero. Além disso, a expectativa é de que até o final do ano, cerca de 4,8 mil mulheres morram, vítimas da doença.
Com o objetivo de conter os números a Secretaria de Saúde de Araputanga intensificou a vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), conforme informou a enfermeira Rafaela Feliciani Trevisan. “Desde o ano passado iniciamos a vacinação nas escolas, só que estamos tendo a resistência dos pais, que justificam que o Ministério da Saúde está estimulando a sexualização precoce”, afirmou.
Rafaela alertou aos pais que o objetivo do Ministério da Saúde em promover a vacinação das meninas de 09 a 11 anos de idade é o de prevenir problemas futuros. “A vacina é composto por três doses, sendo que a primeira dose se toma agora, daqui a seis meses a segunda e a terceira dose é somente daqui a cinco anos”, explicou.
De acordo com a enfermeira a vacina garante uma prevenção de 98% ao câncer de colo de útero. Ela informou que, conforme previsão do Ministério da Saúde, o município de Araputanga tem por meta vacinar as meninas de 09 a 11 anos, sendo que terão que ser vacinadas 138 meninas de 09 anos, 143 de 10 anos de idade e 150 meninas de 11 anos.
Ouça a matéria em Áudio
{play}images/audios/hpv_rafaela.mp3{/play}
Foto: Adevanir Graciano
Deputada empenhou mais de R$ 25 milhões, mas pagamentos não chegaram a R$ 8 milhões.
Os mandados de busca e apreensão e de prisão foram expedidos para cumprimento nas cidades de Porto Esperidião e Glória D’Oeste.
Segundo o Tribunal Regional Federal, a ação comprometeria a uniformidade do Sistema Nacional de Trânsito.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.