logo

ARAPUTANGA

Secretário cita “CPI da Saúde” em Audiência Pública e diz que só na atual gestão que tem fiscalização

Comissão Especial de Inquérito assinada pelos vereadores Ulisses Ferreira e Sandra das Botas tinha a função de fiscalizar supostas irregularidades na Secretaria Municipal de Saúde.


Por Redação Popular Online

img

Secretário de Saúde — Hudson Cunha Ramos. (Foto: TM Notícias)

Hudson Cunha Ramos, Secretário Municipal de Saúde, apontou em Audiência Pública realizada na noite desta quinta-feira, 23 de fevereiro, na Câmara Municipal de Araputanga (a 338 km de Cuiabá), que vereadores almejavam a abertura de uma Comissão Especial de Inquérito — “CPI da Saúde”, e inclusive denúncias foram apresentadas ao Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MP-MT).

• Entrar no grupo de WhatsApp

O secretário chegou a dizer que somente na atual gestão, do prefeito Enilson de Araújo Rios (Solidariedade), que há fiscalização. “Lá atrás não tinha fiscal. É só nessa gestão que tem fiscal”, desabafou Hudson.

 

Conforme o documento assinado pelos vereadores Ulisses Ferreira (PDT) e Sandra Lopes Ferreira — Sandra das Botas (União), a “CPI da Saúde” apontou diversos fatos determinados de supostas irregularidades no setor de saúde do município. Dentre as quais o descumprimento da Lei Complementar n.º 141/2012, que visa à apresentação de Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) de monitoramento e acompanhamento da execução do Plano Anual de Saúde (PAS) até o final dos meses de maio e setembro do ano passado, em audiência pública na Casa Legislativa. (veja abaixo)

 

O gestor de saúde pública afirmou que a Audiência Pública, de Prestação de Contas do 1º e 2º Quadrimestre dos RDQA de 2022, foi realizada em desconformidade com a Lei Complementar n.º 141/2012. O município deveria ter realizado no ano passado a apresentação do 1º e 2º Quadrimestre no final dos meses de maio e setembro.

 

A não observância da Lei Complementar deixa tanto os legisladores quanto os cidadãos sem os dados reais de gastos e ações realizadas com recursos públicos, em âmbito da saúde municipal.

Leia também: Em audiência, vereadora Cléo questiona falta de informações sobre serviços prestados por hospital

Em grupos de mensagens instantâneas, no WhatsApp, os vereadores que assinaram a “CPI da Saúde” chegaram a divulgar a proposta do Requerimento de Instalação de Comissão Especial de Inquérito, no documento encaminhado o atual presidente da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Araputanga, Antônio Carlos Pereira da Cruz — Toninho Cabeleireiro (Republicanos), não assinou o requerimento, o que impediu o trabalho de fiscalização dos legisladores.

 

Na audiência, o vereador Ulisses Ferreira solicitou cópia da Ata da Reunião ou Resolução de Aprovação do Conselho Municipal de Saúde (CMS), da Prestação de Contas ora apresentada, mas a mesma não foi disponibilizada pelo secretário, Hudson Cunha, no momento da solicitação.


Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Popular Online e receba notícias em tempo real.

 

Veja abaixo documento da “CPI da Saúde” assinada:


SUPER AUTOR

Alunos escritores protagonizam noite de autógrafos em Indiavaí

Cerca de 140 alunos da rede municipal lançaram livros físicos em evento marcado por emoção e reconhecimento


SAÚDE PÚBLICA

Lei de MT é atualizada e passa a garantir assistência psicológica a gestantes e puérperas

Projeto amplia “Maio Furta-Cor” e institui diretrizes permanentes para a saúde mental materna na rede pública


POLÍCIA

Quatro suspeitos são conduzidos pela PM após invasão de residência em Araputanga

Ocorrência começou com violação de domicílio e terminou com a apreensão de dois menores e um adulto por tráfico de drogas

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.