logo

Regional

Sobe casos suspeitos de microcefalia no Estado. Cáceres e Jauru estão entre os municípios suspeitos


Por RD NEWS

img

Mato Grosso já tem 134 casos suspeitos de microcefalia registrados em 14 municípios. Cinco novos casos foram notificados, de acordo com o monitoramento realizado pelo Centro de Informação Estratégica e Vigilância em Saúde (Cievs) da secretaria de estado de Saúde (SES), no período de uma semana.

Os municípios com maior número de casos suspeitos são Rondonópolis com 65 e Cáceres com 45. Os outros registros foram em Alto Araguaia (01), Alto Garças (02), Itiquira (02), Jaciara (01), Jauru (01), Pedra Preta (02), Pontes e Lacerda (01), São José do Povo (02) e Tesouro (01). Em feto há registro de três casos em Cuiabá, um de Peixoto de Azevedo e cinco em Rondonópolis.

Em novembro de 2015, o Ministério da Saúde emitiu nota confirmando a relação entre o zika vírus e a microcefalia, após a realização de exames pelo Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA). Os exames foram realizados no sangue e em tecidos de um bebê do Ceará com microcefalia e demais malformações congênitas, que indicaram a presença do vírus.

O zika vírus é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, que também transmite a dengue e a chikungunya. Portanto, os cuidados para evitar a proliferação do mosquito são os mesmos tomados antes, mas que devem ser intensificados, principalmente no período de chuvas.

Todas as referências que atendem o Sistema Único de Saúde estão orientadas a receber os pacientes para o acompanhamento neurológico. O Ministério da Saúde orienta as gestantes que mantenham o acompanhamento e as consultas de pré-natal, com a realização de todos os exames recomendados pelo médico. O ministério reforça ainda a orientação de não consumir bebidas alcoólicas ou qualquer outro tipo de drogas, não utilizar medicamentos sem prescrição médica e evitar contato com pessoas com febre ou infecções.

É importante também que as gestantes adotem medidas que possam reduzir a presença de mosquitos transmissores de doença, com a eliminação de criadouros, não só em suas residências, e proteger-se da exposição de mosquitos, como manter portas e janelas fechadas ou teladas, usar calça e camisa de manga comprida e utilizar repelentes permitidos para gestantes. (Com Assessoria)


TENSÃO NO AR

Avião com deputado Avallone faz pouso forçado em Aragarças (GO) após pane no trem de pouso

O deputado estadual Carlos Avallone (PSDB) e sua equipe passaram por momentos de tensão nesta quarta-feira (3), quando a aeronave em que estavam precisou realizar um pouso forçado no Aeródromo de Aragarças (GO). Vídeos registraram o momento da aterrissagem, realizada a menos de 500 metros do Hospital Municipal Getúlio Vargas, no centro da cidade. Equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil,...


ARTIGO

Saúde emocional e ESG: Como os riscos psicossociais afetam pessoas e negócios

O sucesso corporativo, por muito tempo, foi medido apenas por lucros e resultados financeiros. Hoje, em um mercado que clama por transparência e responsabilidade, o conceito de sucesso se expandiu. A performance de uma empresa agora é inseparável de sua atuação nos pilares Ambiental, Social e de Governança (ESG). É justamente nesse contexto que a as atualizações da NR1 Norma Regulamentadora...


FLAGRANTE

Homem é preso em MT por agressão a mulher e porte ilegal de arma de fogo

Em meio a uma discussão, o suspeito teria empurrado a vítima contra uma pia, causando ferimentos, e a ameaçado com uma faca.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.