logo

VACINAÇÃO

STF manda Ministério Público fiscalizar pais que não vacinam filhos contra a Covid

Os Conselhos Tutelares deverão requisitar informações sobre a vacina aos responsáveis e poderão aplicar multa de 3 a 20 salários mínimos.


Por Redação Popular Online com GP

img

Ricardo Lewandowski. (Foto: Rosinei Coutinho — STF)

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, determinou nesta quarta-feira (19) que os Ministérios Públicos de todos os Estados "empreendam as medidas necessárias" para garantir que os pais estão tendo o devido cuidado com a saúde das crianças de 5 a 11 anos, em relação à vacinação contra a Covid-19. A determinação atende pedido do Partido Rede.


A sigla entrou com ação para forçar os pais a vacinarem seus filhos, com base no do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). No pedido a legenda requer que os Conselhos Tutelares fiscalizem a vacinação de criança e adolescentes.


Sustentou ainda, que a Constituição não permite que crianças sejam colocadas em risco e cabe ao Estado protegê-las, inclusive da conduta dos pais e responsáveis. Ainda segundo o partido, as escolas têm o dever de informar a não vacinação de crianças e adolescentes ao Conselho Tutelar.


Na ação, a legenda pediu que os Conselhos Tutelares possam requisitar dos responsáveis, informações sobre a vacinação das crianças e também aplicar multa, prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente no valor de três a 20 salários (R$ 24.240,00).


Em despacho proferido ontem, quarta-feira (19), o ministro Ricardo Lewandowski decidiu inserir o Ministério Público de cada Estado na tarefa de preservar a saúde das crianças.


"Oficie-se, com urgência, aos Procuradores-Gerais de Justiça dos Estados e do Distrito Federal para que, nos termos do art. 129, II, da Constituição Federal, e do art. 201, VIII e X, do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/1990), empreendam as medidas necessárias para o cumprimento do disposto nos referidos preceitos normativos quanto à vacinação de menores contra a Covid-19”, diz trecho do despacho.  

 

Entre no grupo do Popular Online no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)


ARTIGO DE OPINIÃO

Municípios não podem pagar a conta sozinhos

A Marcha a Brasília terminou, mas a agenda municipalista não pode ser guardada na mala de volta para casa. O que se discutiu durante quatro dias na capital federal precisa continuar na rotina das prefeituras, nos gabinetes parlamentares e nas decisões do Governo Federal. Isso porque cada projeto aprovado sem fonte de custeio pode se transformar em menos investimento, mais...


SOB SUSPEITA

Justiça é acionada para ‘barrar’ repasses milionários a instituto que administra hospital de Araputanga

Ação pede bloqueio de pagamentos e investigação sobre contrato no valor de mais de R$ 15 milhões, sob suspeita de direcionamento e corrupção.


POLÍTICA

Fávaro garante casas populares e reforça pacote de investimentos para Indiavaí

Durante visita ao município, Carlos Fávaro garante moradias, máquinas e apoio à agricultura familiar.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.