logo

Estadual

Supremo Tribunal Federal recebe inquérito contra Ezequiel Fonseca por suposta compra de votos


Por CELLY SILVA - ReporterMT

img

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) remeteu ao Supremo Tribunal Federal (STF) um inquérito instaurado pelo Ministério Público Eleitoral contra o deputado federal Ezequiel Fonseca (PP), por suspeita de compra de votos na eleição de 2010, quando ele se candidatou a deputado estadual e ganhou.

A decisão foi proferida pelo juiz Flávio Alexandre Bertin, no dia 26 de abril, e segue a prerrogativa de foro privilegiado ao qual têm direito os deputados federais.  

“Deste modo, padecendo esta Corte Regional Eleitoral de competência absoluta, para o prosseguimento deste feito, é de se declinar para o Colendo Supremo Tribunal Federal o seu processamento e julgamento”, diz trecho da decisão.

A investigação teve início em 2010 pela Polícia Federal de Cáceres. A suspeita é de que a compra de votos teria se dado por meio da “doação” de vale combustível a motoristas, além de outros benefícios com o intuito de obter votos. Ezequiel Fonseca acabou eleito para a Assembleia Legislativa (ALMT).

O inquérito chegou no STF na última terça-feira (10) e está sob a relatoria do ministro Marco Aurélio Mello. Atualmente, Ezequiel Fonseca está licenciado da Câmara dos Deputados e é substituído por José Augusto Curvo, o Tampinha (PSD).

Veja a decisão na íntegra:

De plano, destaco que é de conhecimento público que o Senhor EZEQUIEL FONSECA, foi eleito Deputado Federal nas Eleições Gerais 2014, tendo sido empossado no cargo em fevereiro de 2015.

Assim, tem o investigado, desde a sua diplomação por este tribunal, ocorrida em 19.12.2014, a prerrogativa de foro especial, nos termos do art. 53, §1°, c/c art. 102, inciso I, alínea "b" da Constituição da República.

Deste modo, padecendo esta Corte Regional Eleitoral de competência absoluta, para o prosseguimento deste feito, é de se declinar para o Colendo Supremo Tribunal Federal o seu processamento e julgamento.

Com essas breves considerações, à Secretaria Judiciária para, com as cautelas de estilo, providenciar a remessa deste Inquérito ao Colendo Supremo Tribunal Federal gravando as homenagens deste Tribunal Regional Eleitoral.


POLÍCIA

MT registra 626 estupros em 2025; entenda a diferença entre os crimes sexuais

O número é quase 3% maior que o registrado em 2024.


BATE-PAPO COOPERATIVO

Decidir juntos para transformar o futuro: Começou o período assemblear de 2026 da Sicredi Biomas

O Bate-Papo Cooperativo é a primeira etapa do período assemblear de 2026. Essa é uma iniciativa da Cooperativa para estar ainda mais próxima das sugestões de seus associados


EDUCAÇÃO SUPERIOR

Mato Grosso teve 7,7 mil aprovados no Sisu 2026

Estado preencheu 97% das vagas ofertadas. Ao todo, mais de 1,8 milhão de pessoas se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada. O bacharelado em medicina, da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (UNEMAT), foi o curso mais concorrido

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.