logo

TRANSPORTE ESCOLAR

TCE inicia operação para fiscalizar veículos usados no transporte escolar em Mato Grosso


Por TCE-MT

img

Imagem ilustrativa. (Foto: Reprodução)

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) dá início, nesta segunda-feira (14), à Operação Transporte Escolar Seguro. A Fiscalização Ordenada será realizada in loco e simultaneamente em 12 municípios do estado, com o objetivo de traçar um diagnóstico da segurança e qualidade do serviço de transporte escolar, abrangendo tanto os veículos como os condutores.

 

Presidente do TCE-MT, o conselheiro Sérgio Ricardo destacou que a operação é uma ação estratégica para identificar falhas, corrigir irregularidades e assegurar que os veículos e condutores atendam aos requisitos necessários. “Nossa prioridade é a segurança das crianças e jovens que dependem desse serviço diariamente. O transporte escolar é fundamental para garantir o acesso à educação, especialmente em áreas rurais e periféricas onde a distância até as escolas pode ser um grande obstáculo. É um serviço essencial, que garante o direito à educação, promovendo a inclusão e a igualdade de oportunidades.”

 

Conduzida pelas Secretarias de Controle Externo (Secex), sob coordenação da Secretaria Geral de Controle Externo (Segecex), a iniciativa é parte do Plano Anual de Trabalho do TCE-MT de 2025 e será realizada em Cáceres, Chapada dos Guimarães, Comodoro, Confresa, Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Pedra Preta, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Santo Antônio de Leverger e Sinop.

 

Com previsão de duração de duas semanas, a operação deve inspecionar pelo menos 300 veículos até o dia 28 de março. A iniciativa envolveu três meses de planejamento e conta com a participação de 55 servidores.

 

As Fiscalizações Ordenadas são atividades coordenadas e realizadas de forma concomitante, visando garantir a correta execução de políticas públicas por órgãos e entidades de Mato Grosso. O resultado da operação fornecerá um diagnóstico detalhado sobre a situação do transporte escolar no estado, permitindo a adoção de medidas corretivas e aprimoramentos necessários para a segurança dos estudantes.

 

Clique aqui para seguir o Popular Online no Instagram


POLÍCIA

MT registra 626 estupros em 2025; entenda a diferença entre os crimes sexuais

O número é quase 3% maior que o registrado em 2024.


BATE-PAPO COOPERATIVO

Decidir juntos para transformar o futuro: Começou o período assemblear de 2026 da Sicredi Biomas

O Bate-Papo Cooperativo é a primeira etapa do período assemblear de 2026. Essa é uma iniciativa da Cooperativa para estar ainda mais próxima das sugestões de seus associados


EDUCAÇÃO SUPERIOR

Mato Grosso teve 7,7 mil aprovados no Sisu 2026

Estado preencheu 97% das vagas ofertadas. Ao todo, mais de 1,8 milhão de pessoas se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada. O bacharelado em medicina, da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (UNEMAT), foi o curso mais concorrido

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.