O Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJ-MT) determinou, por decisão do desembargador Rodrigo Roberto Curvo, na tarde desta quinta-feira, 24 de abril, a expedição de ofício ao Banco Central do Brasil para realizar o bloqueio de R$ 78.502,39 (setenta e oito mil, quinhentos e dois reais e trinta e nove centavos) das contas bancárias do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), subsede do município de Jauru (a 408 km de Cuiabá).
A ação judicial teve origem após os professores da Rede Municipal de Ensino paralisarem, por quatro dias, as atividades nas salas de aula no mês de março do ano de 2022. À época, a paralisação ocorreu com o objetivo de intensificar o diálogo com o prefeito Valdeci José de Souza — Passarinho (União Brasil), visando obter o reajuste de 33,24% do piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica.
O gestor chegou a apresentar uma proposta aos educadores, propondo 2% a mais na Revisão Geral Anual (RGA), que foi reajustada em 10,16% no ano de 2022.
O percentual restante, dos 33,24% estabelecidos em lei, voltaria a ser negociado no mês de maio. Contudo, os educadores recusaram a proposta e decidiram manter a greve.
O desembargador entendeu que a greve deflagrada é ilegal, uma vez que ainda havia negociações em andamento entre as partes. No entanto, o Sintep-MT optou pela paralisação das atividades por tempo indeterminado.
Conforme o despacho, o Sintep-MT não atendeu aos requisitos dos artigos 3º, 9º, 11 e 13 da Lei de Greve, resultando na ilegalidade da greve dos professores municipais.
Consultada pela redação do Popular Online, a presidente do Sintep-MT, subsede de Jauru, Eurides Souza Ramos, relatou que "a greve foi uma resposta ao não atendimento de nossas reivindicações. Mesmo cientes de que a Justiça dificilmente reconhece a legalidade dos movimentos dos trabalhadores, decidimos coletivamente manter a paralisação. A Justiça aplicou a multa como forma de nos pressionar a retornar. A multa já foi paga e nós seguimos firmes na luta por valorização profissional e educação pública de qualidade".
— Matéria relacionada: Professores de Jauru recusam proposta do prefeito e decidem entrar em greve a partir de terça-feira
• Clique aqui para receber as notícias do Popular Online no WhatsApp
— Acompanhe notícias de: Araputanga, Curvelândia, Figueirópolis d'Oeste, Glória d'Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari d'Oeste, Mirassol d'Oeste, Porto Esperidião, São José dos Quatro Marcos, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu e Vale de São Domingos.
A Verba Indenizatória (VI), criada em maio deste ano, foi aprovada por todos os vereadores, mesmo sob protestos da população.
Volume de entorpecentes retirado de circulação saltou de 2,6 toneladas no primeiro semestre de 2015 para 19,6 toneladas no primeiro semestre de 2025
"São os impostos que vocês pagam, que estamos revertendo em obras para o povo lambariense", disse o prefeito Marcelinho da Bem Star.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.