logo

DESUMANO

Trabalhador em situação de escravidão é resgatado pelo Ministério Público Federal em Cáceres

A vítima, de 55 anos, prestava serviços há quatro anos e nunca recebeu pagamento em dinheiro.


Por Redação Popular Online com G1/MT

img

MPT | MT

Os fiscais do Ministério Público Federal (MPF), resgatou um homem de 55 anos em condições análogas à escravidão, após quatro anos prestando serviços em um sítio usado para criação de gado, no município de Cáceres, (a 225 km de Cuiabá). O caso aconteceu na semana passada e foi divulgado nesta última quinta-feira (3). 

 

 

A vítima contou aos fiscais que durante o período prestando serviços nunca recebeu dinheiro, o mesmo era pago somente com “comida, sacolão, roupas velhas e moradia”, que era fornecido pelo dono da propriedade.

 

De acordo com a equipe de resgate, o homem foi encontrado morando em um local insalubre e estava em extrema condição de vulnerabilidade alimentar, já que o proprietário estava diminuindo a quantidade de alimentos nos últimos meses.

 

Ainda conforme a equipe, após o resgate, a vítima foi encaminhada à cidade para buscar moradia e adquirir o pagamento das verbas rescisórias, como, também, liberado o seguro-desemprego.

 

A coordenação da equipe apurou ainda que o empregador não apresentou nenhuma documentação solicitada e nem fez o pagamento ao trabalhador.

 

Ao final da ação, segundo o MP, será elaborado um relatório que será encaminhado ao Ministério Público do Trabalho e à Defensoria Pública da União para que sejam adotadas as medidas judiciais cabíveis, inclusive para a percepção das verbas trabalhistas, dano moral individual e coletivo.

 

O caso também será encaminhado ao Ministério Público Federal para investigação.

 

FALE COM O POPULAR ONLINE

Para falar com a redação do Popular Online, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.


MATO GROSSO

Emanuelzinho recorre ao Ministério da Saúde para evitar fechamento do hospital Santa Casa

A iniciativa do parlamentar ocorre após o governador confirmar o fechamento da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. "Hospital não se fecha", afirmou o deputado.


MEDIDAS PREVENTIVAS

SES intensifica vacinação contra sarampo na fronteira com a Bolívia

As prioridades são dos municípios de Cáceres, Comodoro, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade.


SALTO DO CÉU

TCE derruba pregão que gerou polêmica após prefeitura impedir participação de empresa

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) interveio em um processo licitatório da gestão do prefeito de Salto do Céu (a 357 km de Cuiabá), Mauto Espíndola (Republicanos), que gerou polêmica ao barrar uma empresa participante por um atraso de apenas quatro minutos. O caso envolveu um pregão destinado à contratação de serviços médicos e acabou sendo...

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.