Visando garantir mais desenvolvimento humano e políticas públicas sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Prefeitura Municipal de Indiavaí (a 370 km de Cuiabá), através da Secretaria Municipal de Educação, realizou treinamento com pais e profissionais da educação.
A ação, realizada nos dias 2 e 3 de agosto na Escola Municipal de Educação Básica Arthur Mezanini, foi ministrada pela Psicóloga e Especialista em Análise do Comportamento aplicada ao autismo e Desenvolvimento Atípico, Giovana Proença Moraes.
Giovana Proença também é mãe de autista e idealizadora da “MOVE Desenvolvimento Humano”. Para ela é importante identificar os primeiros sinais, que podem ser notados ainda nos primeiros meses de vida do bebê, para uma melhor inclusão da criança no meio social.
Conforme a secretária Municipal de Educação, Jaqueline Farias Mezanini, o treinamento contribui para a inclusão social. “Um treinamento como esse, com a participação de pais e a capacitação de profissionais, possibilita a identificação precoce do transtorno em crianças e ainda ajuda os pais a lidarem com seus filhos, contribuindo com a inclusão deles na sociedade”, destacou.
O Transtorno do Espectro Autista é resultado de alterações físicas e funcionais do cérebro e está relacionado ao desenvolvimento motor da linguagem e comportamento, o que afeta o comportamento da criança.
Para o prefeito Sidnei Marques Lopes (União), o treinamento e a capacitação de profissionais do município contribuem para maiores políticas públicas para o desenvolvimento humano.
— Matéria relacionada: Pais e profissionais de educação de Indiavaí irão participar de treinamento sobre autismo
FALE COM O POPULAR ONLINE
Para falar com a redação do Popular Online, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.
Estudantes de todo o Estado disputam as modalidades esportivas individuais nos Jogos Escolares e Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses, a partir desta sexta-feira (18.7). O evento esportivo promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) tem Várzea Grande como município-sede, e reúne até domingo (20), atletas de 12 a 17 anos em busca dos títulos de campeões...
Iniciativa já impactou positivamente mais de 300 comunidades em Mato Grosso.
Ele está proibido de usar redes sociais e conversar com aliados
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.