logo

Araputanga

Tudo pronto para o dia D da vacinação contra a Gripe A em Araputanga


Por Redação

img

A exemplo do que acontece em todo o país, o Dia D (sábado, 30) de vacinação contra a influenza A (gripe H1N1) será realizado em Araputanga neste sábado em todas as unidades básicas de saúde, das 08h00 às 17h00, para imunizar os grupos de risco.

Segundo a enfermeira Rafaela , a meta, em Araputanga, é vacinar 3.170 (três mil, cento e setenta) pessoas, e por isso, o dia D é muito importante. “Muitos tem compromissos durante a semana, e podem aproveitar o dia de sábado para se vacinar”, diz a enfermeira.

GRUPOS PRIORITÁRIOS

– Crianças de 6 meses a 4 anos 11 meses

– Gestantes em qualquer idade gestacional

– Mães de recém-nascidos até 45 dias após o parto

– Trabalhadores de saúde (público e privado)

– Povos indígenas, a partir dos 6 meses

– Indivíduos com 60 anos ou mais

– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida sócio-educativa

– Presos e funcionários do sistema prisional

H1N1

O H1N1, comumente chamada de gripe suína, é provocada pelo vírus H1N1. Ele é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína, que infectaram porcos simultaneamente. Ela requer cuidados especiais, pois a pessoa apresenta febre alta, acima de 38 ou 39 graus, de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia. Ela se dá pelo contato direto com os animais ou com objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias.

Transmissão 

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que, após contato com superfícies recém contaminadas por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. Em superfícies como madeira, aço e tecidos, o vírus é capaz de sobreviver por até 48 horas. A transmissão do vírus pode começar antes mesmo do aparecimento dos sintomas, com duração de até sete dias em adultos e de até 14 dias em crianças ou pessoas com imunodepressão.

Sintomas - O período de incubação dos vírus influenza varia entre um e quatro dias. A síndrome gripal, que se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, cefaleia, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e fadiga, é a manifestação mais comum. Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória e há necessidade de hospitalização. Nesta situação, denominada Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), é obrigatória a notificação às autoridades de saúde.

Prevenção

– Lavar frequentemente as mãos com bastante água e sabão ou desinfetá-las com produtos à base de álcool.

– Jogar fora os lenços descartáveis usados para cobrir a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar.

– Evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes.

– Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo.

– Não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal.

– Procurar assistência médica se surgirem sintomas que possam ser confundidos com os da infecção pelo vírus da influenza tipo A.

 


DATA DEFINIDA

Indiavaí promove o 22º Encontro da Mulher Rural no dia 26 de julho

O evento será realizado a partir das 7h, no Centro Social Anílson Ferreira.


A PARTIR DESTA SEXTA (18)

Estudantes de todo o Estado disputam modalidades individuais nos Jogos Escolares e Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses

Estudantes de todo o Estado disputam as modalidades esportivas individuais nos Jogos Escolares e Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses, a partir desta sexta-feira (18.7). O evento esportivo promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) tem Várzea Grande como município-sede, e reúne até domingo (20), atletas de 12 a 17 anos em busca dos títulos de campeões...


ARAPUTANGA

Projeto Comunitário “Eu Quero Ser Feliz” chega a Araputanga com atividades gratuitas para toda a família

Iniciativa já impactou positivamente mais de 300 comunidades em Mato Grosso.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.