Araputanga

Universitários fazem protesto para pedir transporte em Araputanga


Por Ulisses Martins Ferreira / Popular Onlin

img
 

O protesto ocorreu em frente à prefeitura de Araputanga. O objetivo é a redução do auxílio transporte concedido aos universitários. 

Um grupo de estudantes universitários fez um protesto em frente à Prefeitura de Araputanga na tarde desta quinta-feira (01). O motivo segundo eles é a redução do auxílio transporte concedido aos universitários que estudam na cidade de Cáceres e São José dos Quatro Marcos.

A estudante Mayara Pacheco, que é uma das líderes do movimento disse que o objetivo é reduzir o custo do transporte. Segundo ela, a maioria dos universitários trabalham e ganham em torno de um salário e meio, o que torna impossível pagar pelo transporte. "A prefeitura tem recursos e porque não investir nos cidadãos da cidade dela'', questionou.

Cristiano Cyrilo que também está à frente do movimento observou que nos últimos anos aumentou o número de universitários que estudam em São José dos Quatro Marcos e Cáceres, havendo a necessidade de mais veículos e apoio do poder público municipal para o transporte. "É importante ter mais outros ônibus para acomodar a todos", afirmou ressaltando que o objetivo do manifesto é que o poder público municipal assuma o compromisso do pagamento de 50% do transporte universitário.

O estudante Vitor da Silva Marques acredita que o município possui situação financeira para ajudar, uma vez que contou com o apoio em anos anteriores. Em uma das faixas expostas, os universitários destacaram a frase, ''Educação nunca foi despesa, sempre foi investimento com retorno".
 
Conforme informações da secretária municipal de educação, o município já contribui com dois ônibus e motorista para o transporte dos alunos para São José dos Quatro Marcos e um ônibus e motorista para os alunos que estudam em Cáceres.

Contactado o prefeito Joel Marins de Carvalho (PSD) informou que a licitação feita pelo município para transporte escolar do ensino básico tem o custo de R$ 4,20 por quilômetro. "O Estado nos prometeu, desde janeiro do ano passado que iria pagar R$ 3,00 por quilômetro e no entanto está pagando apenas R$ 1,90 e nós estamos correndo para todos os lados para conseguir dinheiro e pagar este transporte que também é responsabilidade do Estado", disse ressaltando que o poder público está ajudando conforme a possibilidade financeira do município.

protesto Copia

vitor

Maiara
Fotos: Popular Online | Ulisses Martins Ferreira. 

SERVIÇOS PÚBLICOS

Ganha Tempo de Indiavaí amplia serviços com atendimentos do Detran e Cartório Eleitoral

Administração municipal investe na descentralização dos serviços para oferecer mais eficiência e comodidade aos moradores.


SHOWS E TRADIÇÃO

Figueirópolis D’Oeste realiza 30ª Festa do Peão com programação especial neste fim de semana

Evento reúne escolha da Rainha do Rodeio, desfile country infantil, cavalgada, Queima do Alho e shows musicais.


INCLUSÃO SOCIAL

Mato Grosso cria programa de apadrinhamento para crianças e adolescentes com autismo

Lei sancionada pelo governo estadual permite apoio afetivo, material, educacional e institucional

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.