A vice-prefeita de Jauru, Enércia Monteiro (PSB), obteve uma decisão liminar que lhe permite continuar no cargo até a análise final de uma Ação Revisional apresentada ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). O pedido tramita no Gabinete da 2ª Turma e busca reavaliar a condenação que resultou na perda de seu mandato.
A condenação, proferida nos autos da Ação Penal nº 1001081-08.2021.8.11.0047, aplicou à vice-prefeita a pena de um mês de detenção, posteriormente substituída por pena restritiva de direitos. O trânsito em julgado ocorreu em 28 de março de 2025.
Com base nessa decisão, o juiz eleitoral Dimitri Teixeira Moreira dos Santos havia encaminhado ofício à Câmara Municipal de Jauru, que declarou a perda do mandato de Enércia Monteiro por meio do Decreto Legislativo nº 98, de 29 de outubro de 2025.
No entanto, ao analisar o pedido de Revisão Criminal nº 1001853-24.2025.8.11.9005, o relator Edson Dias Reis acolheu o pedido de liminar para suspender imediatamente os efeitos da condenação penal, mantendo Enércia Monteiro no exercício do cargo até o julgamento final da ação revisional.
Com o deferimento da liminar, os autos serão encaminhados ao Ministério Público, que deverá se manifestar no prazo de cinco dias.
Na ação, a defesa da vice-prefeita pede a suspensão imediata dos efeitos da condenação penal, especialmente para impedir a execução da decisão da Câmara Municipal que declarou a perda de seu mandato.
• Justiça condena vice-prefeita de Jauru a pena de detenção e multa
• Justiça Eleitoral determina perda de mandato da vice-prefeita de Jauru
• Polícia Federal investiga suspeita de desvio de R$ 1,1 milhão da Educação em Jauru
Policiais militares do 6º Batalhão prenderam quatro homens, nesta terça-feira (13.1), suspeitos por sequestro mediante extorsão, na zona rural do município de Cáceres (220 km de Cuiabá). Dois homens foram rendidos e forçados a realizar transferências bancárias que totalizaram R$ 218 mil.. As equipes apreenderam um revólver com seis munições e localizaram três veículos utilizados pelos envolvidos. Durante desdobramento da Operação...
Tempo médio para concessão de benefício caiu de 64 para 35 dias
Solenidade homenageará personalidades que se destacaram na região Oeste de Mato Grosso ao longo de 2025.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.