A população que reside nos municípios de fronteira com a Bolívia, na região oeste do estado, está passando por diversos problemas relacionados com a segurança pública. Somente neste mês, em dois casos, nove pessoas foram sequestradas e duas camionetes roubadas.
Em ambas as situações, em Pontes e Lacerda e Araputanga, as vítimas foram abandonadas próximas a Bolívia. Com as camionetes, os bandidos adentraram no país vizinho. O deputado Wancley Carvalho (PV), que atuou como policial civil na delegacia de Pontes e Lacerda, relata que o roubo de veículos é prática comum naquela região.
“A proximidade com a Bolívia, e a dificuldade de fiscalização, são atrativos para os bandidos, que rotineiramente roubam veículos na região. Camionetes e motocicletas são os preferidos; geralmente são trocados por drogas, sobretudo pasta base de cocaína”, declarou Wancley.
O parlamentar pediu ação efetiva da secretaria de Estado de Segurança Pública, durante conversa com o secretário da pasta, Roger Jarbas. “É preciso intensificar a segurança, para coibir essas práticas, e restabelecer a ordem pública”, afirmou.
Crimes - No último sábado (14), o apresentador da afiliada da TV Record de Pontes e Lacerda, Antonio Luiz Neto, esposa, filha e genro foram abordados por bandidos no centro da cidade. Feita refém pelos criminosos, a família foi abandonada próxima a fronteira com a Bolívia, após horas de tensão e tortura psicológica. Os assaltantes seguiram rumo ignorado com a camionete, modelo Toro, do apresentador.
Já na quarta-feira (03), dois vereadores de Araputanga, uma criança e outro homem foram rendidos. A intenção dos bandidos era roubar a camionete S-10 do vereador Luiz Seixas (PSB). Junto com ele, a vereadora Sandra Lopes (PSD), o filho de Seixas, de nove anos e outro homem, que estava próximo ao local da abordagem, foram feitos reféns.
Em poder dos bandidos por várias horas, foram abandonados na comunidade de Corixa, na divisa com a Bolívia.Nos dois casos, nenhum dos veículos foi recuperado.
Foto: Marcos Lopes/ALMT
Os novos agentes irão comandar as unidades policiais de Araputanga, São José dos Quatro Marcos, Rio Branco e outros 21 municípios do interior.
A iniciativa do parlamentar ocorre após o governador confirmar o fechamento da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. "Hospital não se fecha", afirmou o deputado.
As prioridades são dos municípios de Cáceres, Comodoro, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.