logo

Regional

Wancley sugere busca de alternativas para superar crise financeira de municípios


Por EDUARDO CARDOSO/Assessoria de Gabinete

img


Queda na arrecadação e crise financeira nacional têm dificultado a gestão nos municípios de MT; deputado quer ampliar o debate e buscar soluções para situação

 
 
 
Preocupado com a crise financeira que tem afetado diretamente as contas públicas dos municípios mato-grossenses, o deputado Wancley Carvalho (PV), propôs, durante sessão, na quarta-feira (10), a busca de alternativas no enfrentamento dessa situação.
 
O parlamentar argumentou que a dificuldade financeira e orçamentária que os municípios de Mato Grosso têm passado é consequência direta da crise econômica pela qual o país atravessa. Além disso, o deputado destacou que durante visitas que tem realizado no interior do estado, os prefeitos também tem apontado que a queda de arrecadação é fator preocupante.
 
Somado a isso, os gestores enfrentam sérios problemas no que diz respeito ao atendimento no disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), sobretudo em relação aos gastos com despesas pessoais.
 
"Precisamos unir forças para descobrir uma solução aplicável. Existem municípios que fizeram pouquíssimas contratações, e como houve queda na arrecadação, automaticamente, o percentual de gastos com a folha de pagamento reduziu", ponderou o deputado.
 
Ao propor uma iniciativa na busca de soluções para o enfrentamento da crise financeira e orçamentária, Wancley lembrou que ao extrapolar o limite de gastos previstos pela LRF, os municípios deixam de ter acesso às certidões necessárias e ficam impossibilitados de receber recursos estaduais e federais.
 
"Em pouco tempo, se nada for feito, os municípios terão dificuldades - muito já tem -,  em acessar emendas parlamentares. Já que, em virtude da crise, acabam perdendo certidões, e ficando inadimplentes", pontuou.
 
Durante o discurso, Wancley lembrou que existem casos de exagero, em contratação, porém o foco da iniciativa é beneficiar quem realmente precisa de apoio, em virtude da situação econômica enfrentada. "Quando há impossibilidade de acessar recursos, quem sofre, na ponta, é a população que deixa de receber investimento em ações necessárias como saúde, educação, infraestrutura, etc.
 

POLÍCIA

MT registra 626 estupros em 2025; entenda a diferença entre os crimes sexuais

O número é quase 3% maior que o registrado em 2024.


BATE-PAPO COOPERATIVO

Decidir juntos para transformar o futuro: Começou o período assemblear de 2026 da Sicredi Biomas

O Bate-Papo Cooperativo é a primeira etapa do período assemblear de 2026. Essa é uma iniciativa da Cooperativa para estar ainda mais próxima das sugestões de seus associados


EDUCAÇÃO SUPERIOR

Mato Grosso teve 7,7 mil aprovados no Sisu 2026

Estado preencheu 97% das vagas ofertadas. Ao todo, mais de 1,8 milhão de pessoas se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada. O bacharelado em medicina, da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (UNEMAT), foi o curso mais concorrido

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.