logo

CÁCERES

ZPE deve começar a operar com 1ª empresa em janeiro, prevê secretário

Esperada por mais de 30 anos, Zona de Processamento de Exportação está na fase de conclusão da primeira quadra de lotes para a instalação das empresas


Por Redação com RDNews/MT

img

Reprodução

Nove meses após receber a autorização para as atividades alfandegárias, a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres (a 220 km de Cuiabá) está na fase de conclusão da primeira quadra de lotes para a instalação das primeiras empresas. Segundo o secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, a previsão é que a ZPE comece a operar com a primeira empresa em janeiro de 2025.


A ZPE é uma área de livre comércio com o exterior, destinada à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem exportados. A ZPE de Cáceres foi criada por meio de decreto presidencial em março de 1990, mas só começou a sair do papel depois de 30 anos. Em março deste ano, foi alfandegada.


A Zona de Processamento de Cáceres é a terceira do Brasil alfandegada e tem uma área de aproximadamente 240 hectares. O projeto foi dividido em cinco módulos, que são os lugares onde as empresas vão se instalar, além da área administrativa. A primeira empresa a se instalar no local será a Floresteca, para exportação de madeira de manejo sustentável. 


As empresas que se instalarem na ZPE terão acesso a tratamento tributário, cambial e administrativo especiais. Além da Florestaca, outras empresas já são prospectadas, principalmente do setor da agroindústria e maquinários.


A ZPE

A obra foi retomada em 2020 pelo governador Mauro Mendes (União Brasil), e concluída em dezembro de 2023. Ao todo, foram investidos R$ 16 milhões da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec). 


As indústrias que se instalam dentro da ZPE terão vários benefícios tributários, como uma redução de 45% nas taxas de importação de máquinas que fazem parte das plantas para montar a indústria. Além disso, também há isenção de impostos sobre os insumos importados. Na hora de exportar, há também uma série de incentivos e a mercadoria sai desembaraçada de Cáceres para outros países.


FALE COM O POPULAR ONLINE

Para falar com a redação do Popular Online, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.


SUPER AUTOR

Alunos escritores protagonizam noite de autógrafos em Indiavaí

Cerca de 140 alunos da rede municipal lançaram livros físicos em evento marcado por emoção e reconhecimento


SAÚDE PÚBLICA

Lei de MT é atualizada e passa a garantir assistência psicológica a gestantes e puérperas

Projeto amplia “Maio Furta-Cor” e institui diretrizes permanentes para a saúde mental materna na rede pública


POLÍCIA

Quatro suspeitos são conduzidos pela PM após invasão de residência em Araputanga

Ocorrência começou com violação de domicílio e terminou com a apreensão de dois menores e um adulto por tráfico de drogas

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.