logo

ZPE DE CÁCERES

A família Lacerda de alma lavada: Cáceres aposta na industrialização e exportação em Mato Grosso


Por Pedro Pinto de Oliveira

img

Senador José Lacerda. (Foto: Waldemir Barreto)

Nada pior do que uma ideia que não tem a temperatura do seu tempo. A família Lacerda, Márcio, Pedro e José, passaram a vida política defendendo a criação de uma Zona de Processamento de Exportação, a ZPE, no município de Cáceres. Uma luta de mais de 30 anos, que só hoje tornou-se uma realidade para os cacerenses. Enfim, pela ação dos governos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Mauro Mendes, a ZPE foi inaugurada neste mês de outubro de 2025.

 

Os Lacerda, mais diretamente José Lacerda, o Zezinho, foram ridicularizados ao longo das tentativas frustradas da implantação do projeto da ZPE. José Lacerda foi o mais visado: os adversários políticos o apelidaram de “Zé Projeto”. Ele pagou o preço político, caro e cruel, de defender um ideal que não tinha tempo exato para virar realidade. Como diria Fiódor Dostoiévski, “não há ideia nem fato que não possam ser vulgarizados e apresentados a uma luz ridícula”.

 

Hoje senador, José Lacerda lembrou destes ataques, deboches e descrença, num desabafo emocionado. Zezinho, sem mágoa, político experiente, fez do seu desabafo um necessário registro histórico. A chacota, na verdade, sempre foi extensiva à população de Cáceres, um município que teve uma forte representação política nos anos 1980 e 1990 e que viu sua força definhando à medida que era colocado de lado nas prioridades do poder local. A localização estratégica, econômica e cultural, na faixa de fronteira com a Bolívia, ao longo deste tempo de ostracismo foi desprezada, reduzida à questão da segurança.

 

Enfim, como destaca o site Gazeta Digital, após uma jornada de mais de 30 anos, a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres saiu do papel, com a promessa de transformar a economia da região e impulsionar o comércio exterior brasileiro. A inauguração foi na última sexta-feira (24) com a presença do presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), do governador Mauro Mendes (União) e outras personalidades políticas.

 

Do Buraco da Memória

Além de Zezinho, Pedrinho e Márcio Lacerda, vale lembrar a luta de outros cacerenses neste longo tempo entre intenção e gesto. A história da ZPE de Cáceres foi marcada por esforços contínuos de lideranças locais, como o ex-prefeito Antônio Fontes, que articulou o apoio inicial para o projeto despachando ofícios e “fax” pedindo apoio à ZPE de Cáceres ao presidente Sarney, ministros e aos parlamentares da bancada mato-grossense no Congresso Nacional, conforme destaca a reportagem.

 

Outro cacerense ilustre que dedicou a vida à implantação da ZPE foi o engenheiro Adilson Domingos dos Reis, já falecido. Infelizmente, não pode ver a realização do seu sonho. Ele foi um ideólogo deste projeto, com uma colaboração admirável. Adilson tinha projeto de escrever um livro sobre a história da ZPE.

 

Outro nome que merece justiça é o do conselheiro aposentado do TCE e ex-deputado federal Ubiratan Spinelli. Tonzinho, como é conhecido, foi o primeiro parlamentar de Mato Grosso a cobrar no Congresso Nacional a implantação da ZPE de Cáceres.

 

O ex-governador Dante de Oliveira queria transformar Cáceres num grande polo exportador de calçados e outros derivados do couro e da carne bovina. Para isso, a logística sempre foi um elemento fundamental para acelerar a consolidação da ZPE como instrumento de desenvolvimento regional, conforme lembrou o ex-prefeito Túlio Fontes.

 

Para Cáceres voltar ao mapa do desenvolvimento econômico, é imperativo retomar as discussões sobre a hidrovia Paraguai-Paraná e a ligação ferroviária de Cáceres à ferrovia estadual que a Rumo está construindo em Mato Grosso. Ou seja, é uma pauta obrigatória para os candidatos a governador na eleição de 2026. O que deve ser feito para Cáceres e região avançarem ainda mais, reduzindo o vergonhoso desequilíbrio regional de Mato Grosso? Um desequilíbrio que separa os municípios ricos que sonham com um futuro ainda melhor dos municípios pobres que vivem o pesadelo da realidade de não ter um futuro.

*Pedro Pinto de Oliveira é jornalista e professor da UFMT. Mestre em Ciência da Comunicação pela USP e doutor em Comunicação pela UFMG.


AGENDA ESG

Sicredi neutraliza 27 mil toneladas de carbono calculadas em seu Inventário de Emissões

A iniciativa abrange as emissões apuradas em 2024 e as projetadas para 2025, considerando as sedes administrativas e agências em todo o Brasil, reforçando o compromisso da instituição com a sustentabilidade


ZPE DE CÁCERES

A família Lacerda de alma lavada: Cáceres aposta na industrialização e exportação em Mato Grosso

Nada pior do que uma ideia que não tem a temperatura do seu tempo. A família Lacerda, Márcio, Pedro e José, passaram a vida política defendendo a criação de uma Zona de Processamento de Exportação, a ZPE, no município de Cáceres. Uma luta de mais de 30 anos, que só hoje tornou-se uma realidade para os cacerenses. Enfim, pela ação...


GESTÃO E PARCERIAS

Prefeito de Figueirópolis d'Oeste destaca apoio parlamentar e de secretário de Estado ao município

O gestor reforçou que, com união e parcerias sólidas, o município segue crescendo e oferecendo mais qualidade de vida à população.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.