logo

Araputanga

Araputanga promove Campanha “Novembro Azul” voltada ao público masculino


img


Após as ações do Outubro Rosa que consistiram em chamar a atenção das mulheres no combate e prevenção ao câncer de mama, a Secretaria Municipal de Saúde de Araputanga lançou, na segunda-feira (03) a campanha Novembro Azul, voltada ao público masculino, para levar informações sobre a importância de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Além disso, os objetivos da campanha é a sensibilização da população quanto aos malefícios da doença, bem como os métodos preventivos. Foram programadas ações de sensibilização e educação em saúde. “È uma campanha de extrema importância, já que é um público super resistente, as vezes por falta de tempo deixa pra depois e acabam não procurando as unidades de saúde”, disse a coordenadora da campanha, enfermeira Erislane Oliveira.

Erislane informou que durante o mês de novembro as unidades de saúde do município estarão disponível para acolher os homens para maiores informações quanto aos cuidados e procedimentos e realizará mutirão de saúde nas comunidades rurais. “Dia 08 (sábado) 08 horas da manhã na comunidade de Botas, dia 12 na comunidade de Cachoeirinha e dia 19 em Farinópolis”, informou que haverá consultas médicas e testes rápidos tanto para os homens quanto para as mulheres.

Serão realizados teste rápido de PSA para identificação de alteração na próstata, HIV, Hepatite B e C, teste de glicemia capilar e aferição de pressão arterial.

A CAMPANHA

Novembro azul é uma campanha de conscientização realizada por diversos entes, dirigida a toda sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e à saúde do homem.

O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos.
Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo.

A DOENÇA

O câncer de próstata é a neoplasia maligna mais comum entre os homens. Tem números superiores ao câncer de mama, o de maior incidência feminino. A detecção precoce é fundamental para seu tratamento, visto que nessa fase, 90% são curáveis. Em sua fase inicial não há sintomas, por isso, a ida anual ao urologista é essencial para o acompanhamento da glândula. Este ano, 2013, a Sociedade Brasileira de Urologia inicia uma nova recomendação, baseada nos trabalhos científicos publicados nos últimos anos: o exame de toque retal deve ser feito a partir dos 50 anos para homens sem casos na família e aos 45 anos para homens com casos na família e negros.

Foto: Gleiciane Haugo dos Reis


SENTENÇA DE PRONÚNCIA

Mulher que matou adolescente grávida e simulou parto será julgada pelo Tribunal do Júri

A Justiça acolheu denúncia da 27ª Promotoria de Justiça Criminal da capital em sentença de pronúncia contra Nataly Helen Martins Pereira para ser julgada pelo Tribunal do Júri pelos crimes de feminicídio qualificado e outros oito delitos conexos pelo assassinato da adolescente Emelly Beatriz Azevedo Sena, de 16 anos. A decisão é do juiz da 14ª Vara Criminal de Cuiabá...


INFLUENZA

Apenas dois municípios da região figuram entre os 10 com maior desempenho em vacinação em MT

A vacinação contra a influenza foi ampliada, em 1º de julho, para toda a população de Mato Grosso com mais de seis meses de idade. Porém, desde o início de abril, apenas 627.128 doses foram aplicadas no Estado. A cobertura vacinal do grupo prioritário (crianças, idosos e gestantes) está em 39,2% da população alvo de 840 mil no Estado, abaixo da...


DATA DEFINIDA

Indiavaí promove o 22º Encontro da Mulher Rural no dia 26 de julho

O evento será realizado a partir das 7h, no Centro Social Anílson Ferreira.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.