AAssembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou, nesta quarta-feira (08), de forma unânime, a destinação de R$ 50 milhões oriundos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) como auxílio emergencial para ajudar o Rio Grande do Sul, que têm sido afetado duramente pelas fortes chuvas, resultando em destruição e mortes. A proposta foi enviada pelo Executivo, com o "aval" das entidades do agro que representam os pagadores do imposto.
A votação foi feita em regime de urgência e o recurso será repassado para a Defesa Civil do Rio Grande do Sul já na quinta-feira (09). O montante não está carimbado e pode ser usado como o recebedor optar melhor, mas o objetivo de Mato Grosso é auxiliar na reconstrução de casas, pontes, escolas, estradas e demais demandas.
Leia também: Adolescente de 13 anos confessa que matou jovem a facadas em Curvelândia
De acordo com boletim da Defesa Civil, até está quarta-feira, o número de mortos já chega a 100. Outros quatro óbitos estão sendo investigados para determinar se, de fato, foram causados por efeitos adversos das chuvas, como enxurradas, enchentes, inundações, deslizamentos e desmoronamentos.
Ao menos 128 pessoas estão desaparecidas em todo o estado. Aproximadamente 1,45 milhão de pessoas já foram afetadas pelas consequências das chuvas em 417 municípios gaúchos.?
• Faça parte do Grupo de WhatsApp Popular Online e recebe notícias em tempo real
De acordo com o Ministério Público de Mato Grosso, 85,7% das vítimas não possuiam boletim de ocorrência.
“O Governo do Estado não faz a obrigação que deveria fazer e sobra pra quem? Sobra para o município, que não dá conta”, declarou o parlamentar, após tentar justificar a situação desumana enfrentada pelos pacientes em transporte de hemodiálise.
A iniciativa busca conscientizar a sociedade sobre como a regulação dos serviços de saneamento impacta diretamente na saúde pública, na preservação ambiental e no futuro das próximas gerações.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.