Reforma de toda parte física e aquisições de equipamentos e utensílios. São essas as melhorias destinadas ao setor de Nutrição e Dietética do Hospital Regional de Cáceres Dr. Antônio Fontes (HRCAF). O pacote de melhorias deu-se por meio da atuação do deputado dr. Gimenez (PV), pela indicação, feita em julho de 2021, ao governo do estado.
“Essas melhorias atendem uma necessidade antiga do setor, que agravou-se com o cenário pandêmico. É uma conquista, principalmente, dos servidores da unidade, pois mesmo diante de todas as dificuldades, mantiveram o funcionamento do setor sem esmorecer. Esse desempenho garantiu a qualidade da alimentação, impactando na plena recuperação dos pacientes - e, ainda, acolhendo as equipes multiprofissionais, auxiliando na redução da desnutrição hospitalar desses pacientes internados”, destaca o deputado.
A obra tem previsão para iniciar até o fim deste mês de janeiro. O processo de aquisição de equipamentos e utensílios já está em andamento. Será realizada a troca de azulejos, parte elétrica e hidráulica, substituição de fogões, fornos e outros eletros, assim como mobília.
Paralelo às melhorias do setor de Nutrição, há também o projeto da reforma geral do hospital. De acordo com o parlamentar, a reforma não foi esquecida. Gimenez pontua que, houve, sim, um atraso desse projeto devido à pandemia, onde o aumento de leitos impossibilitou a obra.
Leia também: Em três anos de atuação, deputado Dr. Gimenez tem 25 leis sancionadas
“Essa reforma está sendo tratada com o Estado e, logo, terá início, possibilitando uma nova estrutura aos cidadãos da região. Para isso, estou acompanhando de perto o andamento, cobrando, sim, celeridade da equipe da Secretaria de Saúde do executivo estadual. O governador, na medida do possível, tem sempre nos atendido, acolhendo as dores da nossa população com muita dedicação”, lembra dr. Gimenez.
O HRCAF atende ao todo 24 municípios, sendo 22 da região oeste e dois da Bolívia – que faz fronteira com Cáceres. Para atender essa população, formada por aproximadamente 400 mil habitantes, a unidade de saúde conta com cerca de 1000 colaboradores.
De acordo com o diretor administrativo hospitalar do HRCAF, Onair Nogueira, o envolvimento do deputado deu “voz às demandas” junto ao governo. Onair explica que a estrutura de um hospital como o de Cáceres precisa de, seguindo as normas de legislações vigentes ao setor, receber readequações a cada cinco anos.
“O dr. Gimenez sempre esteve atento às nossas necessidades. Sempre mantendo o bom diálogo, trabalhando com seriedade e justiça, ele tem conseguido resultados significativos à região. Nosso hospital ficou esquecido durante muitos anos, acumulando uma série de problemas, que, hoje, aos poucos, estão sendo resolvidos”, observa o diretor, acrescentando que, mesmo com esses entraves, a unidade mantém os equipamentos (e tudo que é indispensável para salvar vidas) funcionando”, finaliza Onair.
Entre no grupo do Popular Online no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
De acordo com o Ministério Público de Mato Grosso, 85,7% das vítimas não possuiam boletim de ocorrência.
“O Governo do Estado não faz a obrigação que deveria fazer e sobra pra quem? Sobra para o município, que não dá conta”, declarou o parlamentar, após tentar justificar a situação desumana enfrentada pelos pacientes em transporte de hemodiálise.
A iniciativa busca conscientizar a sociedade sobre como a regulação dos serviços de saneamento impacta diretamente na saúde pública, na preservação ambiental e no futuro das próximas gerações.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.