logo

QUEBRA DE DECORO

Câmara de Araputanga recebe denúncia e Comissão de Ética deverá investigar Cléo Camargo

A vereadora é acusada de propagar “fake news” que afeta a imagem institucional do Poder Legislativo.


Por Redação Popular Online

img

Vereadora Cléo Camargo — Solidariedade. (Foto: Reprodução)

Na tarde de ontem, 30 de outubro, a Câmara Municipal de Araputanga recebeu representação do vereador Ulisses Ferreira (PDT) em desfavor da vereadora Lindocréia dos Santos Camargo — Cléo Camargo (Solidariedade), por quebra de decoro parlamentar.

 

Conforme o Ofício n.º 01/2023, o vereador solicitou a instauração de processo disciplinar para apurar a prática de conduta atentatória cometida pela vereadora capaz de afetar a dignidade da investidura e da imagem institucional do Poder Legislativo, nos termos dos artigos 100 e 105, inciso III, do Regimento Interno da Câmara Municipal de Araputanga.

 

A denúncia aponta que Cléo Camargo utilizou canal de notícias e redes sociais de longo alcance para propagar informações falsas, constituindo-se em verdadeiras “fake news”, sendo espalhado pela vereadora que o projeto de lei para desafetação e doação de uma área pública para uma associação não poderia ser votado em virtude de pedido de vista.

 

“Não houve pedido de vista, uma vez que o projeto estava em tramitação entre as comissões permanentes e somente deveria ser votado após etapas das fases de análises das comissões”, observou o vereador Ulisses.

 

Ao divulgar, de forma consciente, informação distorcida capaz de inflamar o ânimo da população contra o regular processo legislativo, Cléo Camargo agiu de modo incompatível com a dignidade da Câmara.

 

A Resolução n.º 05, que estabelece o Regimento Interno da Câmara Municipal, define que o vereador ou vereadora que agir de “modo incompatível com a dignidade da Câmara ou faltar com o decoro na sua conduta pública”, bem como “descumprir os deveres decorrentes do mandato, ou praticar ato que afete a dignidade da investidura, estará sujeito a processo e a penalidades”.

Leia também: Vereadores aprovam alteração de lei e derruba aumento do salário do prefeito de Araputanga

A denúncia deverá seguir para a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, presidida pelo vereador Antônio Carlos Pereira da Cruz —Toninho Cabeleireiro (Republicanos), para apurar as condutas praticadas pela vereadora.

 

FALE COM O POPULAR ONLINE

Para falar com a redação do Popular Online, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.


DADOS DO IBGE

População brasileira chega a 213,4 milhões em julho; Mato Grosso tem 3,9 milhões

A estimativa foi divulgada nesta quinta-feira (28) pelo IBGE.


INCLUSÃO

Conheça os benefícios do INSS para pessoas com deficiência intelectual e múltipla

Saiba como acessar o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e as aposentadorias especiais garantidas por lei


R$ 7,6 BILHÕES

Megaoperação mira esquema bilionário do PCC no setor de combustíveis; cinco são presos em MT

Cinco pessoas de Mato Grosso foram alvos da megaoperação nacional que mira um esquema bilionário no setor de combustíveis comandado por integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), nesta quinta-feira (28). Entre os alvos estão: duas pessoas de Rondonópolis, uma de Primavera do Leste, uma de Feliz Natal e uma em Diamantino. A operação cumpre mandados de busca, apreensão...

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.