logo

Mirassol D'Oeste

Candidatura à reeleição de Elias Leal pode ser impugnada em Mirassol D`Oeste


img

O prefeito Elias Mendes Leal Filho deve enfrentar dificuldades para registrar sua candidatura à prefeitura de Mirassol D`Oeste. Isto porque seu nome consta entre os gestores com irregulares, em lista divulgada pelo Tribunal de Contas do Estado e Tribunal de Contas da União.

O caso que mais pesa contra o atual prefeito e pré-candidato pelo PSD é referente a irregularidades na aplicação dos recursos transferidos, por meio de convênio, para a recuperação de 25 km de estradas, face a suposta execução parcial das obras, conforme Processo 025.419/2014-5. 

Também constam na lista os nomes do prefeito de Araputanga Sidney Pires Salomé, ex-prefeito Airton Rondina Luiz e Vano José Batista. O vereador Ernane Jerônimo da Silva (Davi Togo) de Figueirópolis D´Oeste também está inserido na lista.

Outro lado

Conforme o Assessor Jurídico, Valdinei Rodrigues Salgueiro foi impetrado embargo de declaração e uma ação junto a Justiça Federal, com pedido de tutela de urgência de liminar, para suspender os efeitos da decisão do Tribunal de Contas da União, uma vez que, segundo ele, o julgamento foi feito a revelia. “O próprio Tribunal não poderia ter julgado a revelia, então vamos conseguir que o processo volte lá atrás”, disse ao observar que não houve direito de defesa.

O Assessor jurídico também destacou decisão com repercussão do Supremo Tribunal Federal (STF) que dá condições de legibilidade ao gestor. “Só quem pode reprovar a conta de gestor público é a Câmara Municipal”, afirmou que o STF já reconheceu a repercussão geral. 

De acordo com ele, o pedido de registro da candidatura de Elias será feito e poderá ser ou não deferido até o dia 12 de setembro, enquanto isso a campanha política eleitoral segue normalmente.  

Lei da Ficha Limpa

A Lei Complementar 64/1990 – a Lei das Inexigibilidades – destaca que são considerados inelegíveis as pessoas que tiveram contas rejeitadas por irregularidade insanável e que configure ato doloso de improbidade e por decisão de órgão competente que não comporte recurso. A legislação teve seu alcance ampliado pela Lei Complementar 135/2010 – a Lei da Ficha Limpa.

Conforme a Lei, o gestor cujas contas tenham sido rejeitadas está inelegível. Partido ou candidatos podem solicitar a impugnação das candidaturas no prazo de cinco dias da data de registro. A decisão caberá aos juízes eleitorais.

 


MATO GROSSO

Exportação de carne bovina em MT registra maior volume da história em 1 mês

Estado embarcou 83 mil toneladas e faturou mais de US$ 356 milhões no primeiro mês de 2026. O resultado representa aumento de 53,18% em comparação com janeiro do ano passado.


PRESO INJUSTAMENTE

Justiça inocenta jovem que respondia por furto no lugar do primo dele em Cáceres

Justiça decretou "nulidade absoluta" do processo após constatação de que primo usou dados da vítima indevidamente


BRASIL

Pesquisa diz que 73% dos brasileiros apoiam fim da escala 6x1

Apoiadores ressaltam que a medida deve ser sem redução de salário

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.