O comandante do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Mirassol d’Oeste, Tenente Coronel Dulcezio Barros de Oliveira, reuniu na manhã de ontem, segunda-feira (21), com o prefeito de Araputanga (a 345 km de Cuiabá), Enilson de Araújo Rios (Solidariedade), e no período da tarde com os vereadores do município, para discutir sobre a formalização do convênio, através do Conselho Municipal de Segurança Pública (CONSEG), para intensificar ações policiais contra aglomerações.
Durante a reunião com os vereadores, o comandante sugeriu a implantação da “Jornada Delegada” para o trabalho de policiais em período de folga nas ações de combate a aglomerações e outras atividades, em Araputanga. Conforme ele, dessa forma, o policial estará trabalhando legalmente e utilizando todo suporte da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso (SESP-MT).
O vereador Ulisses Ferreira (PDT) pontuou que a aprovação do Projeto de Lei (PL) n.º 1.072/2021, para a formalização do convênio de intensificação da fiscalização contra aglomerações, utilizando policiais de folga foi discutido e acordado com o comandante da 2ª Companhia de Policia Militar (PM) de Araputanga. “Por parte da Prefeitura e Câmara de Vereadores o projeto está legal, o policial é que não pode receber dessa forma, sendo necessário implantar a “Jornada Delegada”, para legalização”, explicou o Tenente Coronel Barros.
Tenente Coronel Barros defendeu a manutenção do convênio já aprovado pelos vereadores para aquisição de computadores e material de proteção e higiene pessoal — máscara facial e álcool em gel, para a Polícia Militar. “Vamos fazer operações pontuais e, enquanto isso, trabalhar para implantar a “Jornada Delegada”, disse ao defender a importância do projeto e da parceria que será formalizada entre a PM e a Prefeitura Municipal, através do CONSEG.
Matéria relacionada:
A partir de convênio com a PM, medidas restritivas à Covid-19 deverão ser flexibilizadas em Araputanga
Na reunião, por unanimidade, todos os vereadores presentes, Ronaldo das Botas (Republicanos), Toninho (Republicanos), Cléo Camargo (Solidariedade), Tião Barbosa (Solidariedade), Sandra Lopes (DEM), Correia (DEM) e Ulisses Ferreira (PDT) se manifestaram de forma favorável com a proposta apresentada pelo comandante do 17º BPM, para ser destinado à compra de material de proteção e higiene pessoal e em contrapartida a Polícia Militar promoverá operações pontuais para combate as aglomerações no município.
Consultado pela redação do Popular Online, o prefeito Enilson Rios também se manifestou pela aceitação da proposta apresentada pelo comandante. “Vamos analisar a legalidade para que não haja desvio de finalidade e firmar essa parceria”, disse.
A iniciativa do parlamentar ocorre após o governador confirmar o fechamento da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. "Hospital não se fecha", afirmou o deputado.
As prioridades são dos municípios de Cáceres, Comodoro, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade.
O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) interveio em um processo licitatório da gestão do prefeito de Salto do Céu (a 357 km de Cuiabá), Mauto Espíndola (Republicanos), que gerou polêmica ao barrar uma empresa participante por um atraso de apenas quatro minutos. O caso envolveu um pregão destinado à contratação de serviços médicos e acabou sendo...
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.