Moradores de comunidades rurais no município de Araputanga (a 345 km de Cuiabá) estão indignados com a cobrança de contribuição de iluminação pública. As famílias rurais consideram os valores cobrados indevidos e apontam inexistência na prestação do serviço.
“A Energisa está me cobrando na conta de luz a contribuição de iluminação pública, mas moro em zona rural e nem sequer tem postes para iluminação, à noite é uma escuridão total”, reclamou um morador ao informar que na sua conta de energia há cobrança de R$ 19,42, referente à contribuição de iluminação pública.
Indagados, a fornecedora de energia elétrica em Mato Grosso, Energisa, informou que os valores são repassados para o município. “A gente apenas arrecada o valor nas contas de energia dos clientes e realiza o repasse para as prefeituras”.
A Energisa declarou ainda que desde janeiro de 2015 a responsabilidade pela iluminação pública passou a ser do município, conforme determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Procurado pela redação do Popular Online, o atual secretário de Administração da Prefeitura Municipal de Araputanga, Dalvan Nonato Alves, informou, através de ofício, que “para se buscar a isenção de cobrança de iluminação pública, o cidadão deverá preencher os requisitos da Classe Rural, previstos na Instrução Normativa n.º 1000/2021 da Aneel”, devendo ser comprovado à agência de atendimento da Energisa.
Conforme o secretário, a Aneel entende que pertencem à Classe Rural a Agropecuária Rural, Agropecuária Urbana, Residencial Rural, Cooperativa de Eletrificação Rural, Agroindustrial, Serviços Públicos de Irrigação Rural, Escola Agrotécnica e Aquicultura.
— Leia também: Ulisses Ferreira propõe emenda e projeto deverá ser alterado para evitar direcionamentos na saúde
FALE COM O POPULAR ONLINE
Para falar com a redação do Popular Online, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.
Ele havia feito uma aposta de R$ 5 e ganhou sozinho o prêmio milionário.
As regras do alistamento militar são para jovens brasileiros do sexo masculino e feminino que completam 18 anos em 2026.
É a 1ª participação do Brasil no Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (Timss, na sigla em inglês).
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.