logo

Jauru

MPE implanta programa para prevenir evasão e violência escolar


Por MP/MT - Andréia Medeiros

img


A evasão escolar é um grande desafio para as escolas, pais e para o sistema educacional. A problemática levou o Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da Promotoria de Justiça de Jauru, a implantar o Programa de Conciliação para prevenir a evasão e a violência escolar (Proceve) em duas redes de ensino do município.

De acordo com o relatório “Cenário da exclusão escolar no Brasil”, divulgado pelo Fundo das Nações Unidas pela Infância e Adolescência (Unicef), existem hoje no país quase três milhões de crianças e adolescentes fora da escola. Desse total, 57% (1,6 milhão) são jovens entre 15 e 17 anos.

No município de Jauru, o diagnóstico foi feito após palestras proferidas pelo Promotor de Justiça, Daniel Luiz dos Santos, nas escolas públicas DJEC e Juscelino Kubitschek de Lucialva. O programa instalado nas referidas unidades escolares permite a aplicação da Prática de Ação Educacional (PAE) – serviços comunitários – na própria escola, no contraturno, como sanção pela prática de ato de indisciplina no ambiente escolar, evitando a sua configuração como ato infracional (antecedentes).

Os estudos apontam que as causas da evasão escolar são variadas. Condições socioeconômicas, culturais, geográficas ou mesmo questões referentes aos encaminhamentos didáticos – pedagógicos e a baixa qualidade do ensino das escolas podem ser apontadas como causas possíveis para a evasão escolar no país.

O Proceve busca resgatar a autoridade dos diretores e professores; preservar o patrimônio público e o respeito às instituições (família, escola, sociedade) além de favorecer a permanência e o sucesso do aluno em sala de aula.

No projeto, o promotor menciona a experiência implantada em Campo Grande (MS) que conseguiu reduzir a violência e a evasão escolar em 80%. Além de evitar o acionamento da Justiça (Delegacia, Ministério Público) e a configuração de ato infracional; o registro de antecedentes; reforço do senso de responsabilidade dos alunos e da autoridade dos pais e professores.
Foto: Mariana Honesko

POLÍCIA

Fazendeiro é sequestrado e obrigado a transferir R$ 218 mil para criminosos em Cáceres

Policiais militares do 6º Batalhão prenderam quatro homens, nesta terça-feira (13.1), suspeitos por sequestro mediante extorsão, na zona rural do município de Cáceres (220 km de Cuiabá). Dois homens foram rendidos e forçados a realizar transferências bancárias que totalizaram R$ 218 mil.. As equipes apreenderam um revólver com seis munições e localizaram três veículos utilizados pelos envolvidos. Durante desdobramento da Operação...


NACIONAL

INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera

Tempo médio para concessão de benefício caiu de 64 para 35 dias


PREFERÊNCIA POPULAR

Evento “Melhores do Ano” será realizado em 14 de março em Araputanga e contará com presença de Ivy Moraes, ex-BBB

Solenidade homenageará personalidades que se destacaram na região Oeste de Mato Grosso ao longo de 2025.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.