Este artigo ressalta a importância dos métodos e contribuições de Maria Montessori na Educação. Maria Montessori foi a primeira mulher em formar em medicina na Itália, nasceu em 1870 em Chiaravalle, e morreu em 1952 em Nordwjik, na Holanda. Inspirada pela experiência que tenha adquirido na clínica em contato com as crianças dedicou-se aos problemas educativos e pedagógicos, ocupou-se da modernização de um bairro pobre de Roma, San Lorenzo, encarregando-se da educação das crianças. Para atender às necessidades, ela fundou uma Casa das crianças (Casa dei Bambini) onde estas podiam aprender a conhecer o mundo, e a desenvolver sua aptidão para organizar a própria existência.Maria Montessori criou o “Método Montessori” e dedicou sua vida para a aprendizagem e construções de valores sociais na educação infantil, no estágio inicial de suas pesquisas.
O Método Montessoriano de ensino é um conjunto de práticas, teorias filosóficas e materiais didáticos desenvolvidos por Maria Montessori que marcou sua existência em favor de suas pesquisas e descobertas científicas que envolveram estudos e dedicação ao desenvolvimento infantil e respeito à criança. Maria Montessori concentrou seus esforços nas crianças pequenas e só mais tarde ampliou o campo de suas pesquisas para incluir as crianças mais velhas e família. É baseado de acordo que as crianças aprendem melhor pela experiência direta de procura e descoberta do que pela imposição de conhecimento.
Montessori foi também exemplar no que se sempre se esforçou, conjugar teoria e prática: suas Casas das Crianças e seus materiais didáticos testemunham essa exigência. A Pedagogia de Maria Montessori insere-se no movimento das Escolas Novas, uma oposição aos métodos tradicionais que não respeitam as necessidades e os mecanismos evolutivos do desenvolvimento da criança.
Os princípios do Método Montessori :AUTOEDUCAÇÃO- impõe-se que a criança tem mais capacidade do que o adulto, e podem perfeitamente aprender por si só se o ambiente for propício a isso. A autoeducação é feita através de uso de materiais específicos, que são feitos para serem manipulados pela criança. AMBIENTE PREPARADO. Esse é o segundo fator para o sucesso da metodologia montessoriana. O ambiente tem que ser organizado e ao alcance da criança. A ordem de organização no Método Montessori é interessante e a acompanha a lógica da leitura: os básicos a esquerda, ao mais complexos a direita, embaixo, isto é, faz com a criança sinta o ambiente de formas mais intuitiva.
Professores como “GUIAS”. O papel do professor na educação montessoriana é de servir como uma espécie de auxiliar para as crianças. Ele deve ajudar a manter a sala organizada e supervisionada e intervir na atividade e vida do aluno. Baseado na formação e respeito a cidadania. O conceito fundamental que sustenta a obra pedagógica de Montessori é que as crianças necessitam de um ambiente apropriado que possam viver e aprender.
ROZANA DOS REIS GRADUADA EM PEDAGOGIA PELA UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP. PÓS GRADUADA EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL PELA FACULDADE ÚNICA.
Agosto é marcado pela campanha nacional voltada à conscientização e combate à violência contra a mulher.
A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quinta-feira (14), a Operação Datar, para cumprir 67 ordens judiciais e desarticular um complexo esquema criminoso voltado à lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas. A operação é resultado de uma investigação qualificada de longo prazo, realizada pela Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc), que identificou movimentações financeiras milionárias...
Termina nesta sexta-feira, 15 de agosto, o prazo para que os diretores de saneamento dos municípios enviem os dados referentes ao manejo de resíduos sólidos e à limpeza urbana, com ano-base 2024. O comunicado é da Agência Regional de Regulação dos Serviços Públicos de Saneamento do Complexo Nascentes do Pantanal (AGERR Pantanal). Os diretores deverão seguir os critérios estabelecidos na Norma...
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.