logo

OPERAÇÃO ALFEU VIII

Polícia Federal fecha garimpo ilegal em terra indígena próximo a Pontes e Lacerda

A deflagração tem por objetivo a paralisação da atividade criminosa através da retirada ou inutilização dos maquinários utilizados na extração ilegal de minério.


Por Redação

img

Foto: Reprodução

A Polícia Federal deflagrou na manhã de ontem segunda-feira,12/12, a Operação Alfeu VIII que visa o combate a crimes contra o meio ambiente e contra o patrimônio da União.

 

A ação busca reprimir o garimpo ilegal na região da Terra Indígena do Sararé, próximo à cidade de Pontes e Lacerda – MT.

 

A referida Terra Indígena é local bastante conhecido pela intensa atividade de extração ilegal de minério, o que exige atuação da Polícia Federal tanto de forma investigativa quanto em ações ostensivas.

 

A Operação conta com a cooperação de órgão de segurança pública e de fiscalização, tais como a Força Nacional de Segurança – FNS, o IBAMA e a FUNAI.

 

A deflagração tem por objetivo a paralisação da atividade criminosa através da retirada ou inutilização dos maquinários utilizados na extração ilegal de minério quando não é possível ou viável sua remoção.

 

A destruição dos maquinários garante a desaceleração do desmatamento decorrente da atividade garimpeira e descapitalizar os financiadores da atividade ilegal, haja vista o elevado valor a elas agregado.

 

Foram inutilizadas 02 retroescavadeiras e 04 motores utilizados no garimpo ilegal da região do Rio Sararé.

 

Clique aqui e fique sempre informado com as principais notícias da região. 


POLÍCIA

MT registra 626 estupros em 2025; entenda a diferença entre os crimes sexuais

O número é quase 3% maior que o registrado em 2024.


BATE-PAPO COOPERATIVO

Decidir juntos para transformar o futuro: Começou o período assemblear de 2026 da Sicredi Biomas

O Bate-Papo Cooperativo é a primeira etapa do período assemblear de 2026. Essa é uma iniciativa da Cooperativa para estar ainda mais próxima das sugestões de seus associados


EDUCAÇÃO SUPERIOR

Mato Grosso teve 7,7 mil aprovados no Sisu 2026

Estado preencheu 97% das vagas ofertadas. Ao todo, mais de 1,8 milhão de pessoas se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada. O bacharelado em medicina, da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (UNEMAT), foi o curso mais concorrido

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.