A Polícia Federal deflagrou na manhã de ontem segunda-feira,12/12, a Operação Alfeu VIII que visa o combate a crimes contra o meio ambiente e contra o patrimônio da União.
A ação busca reprimir o garimpo ilegal na região da Terra Indígena do Sararé, próximo à cidade de Pontes e Lacerda – MT.
A referida Terra Indígena é local bastante conhecido pela intensa atividade de extração ilegal de minério, o que exige atuação da Polícia Federal tanto de forma investigativa quanto em ações ostensivas.
A Operação conta com a cooperação de órgão de segurança pública e de fiscalização, tais como a Força Nacional de Segurança – FNS, o IBAMA e a FUNAI.
A deflagração tem por objetivo a paralisação da atividade criminosa através da retirada ou inutilização dos maquinários utilizados na extração ilegal de minério quando não é possível ou viável sua remoção.
A destruição dos maquinários garante a desaceleração do desmatamento decorrente da atividade garimpeira e descapitalizar os financiadores da atividade ilegal, haja vista o elevado valor a elas agregado.
Foram inutilizadas 02 retroescavadeiras e 04 motores utilizados no garimpo ilegal da região do Rio Sararé.
Clique aqui e fique sempre informado com as principais notícias da região.
Um morador de Cáceres recebeu R$ 6 milhões em sua conta em 2024, o que chamou a atenção da polícia, já que ele trabalha perfurando poços e vive em uma casa humilde.
Por meio de soluções financeiras adequadas à sua realidade, elas contam com apoio do Sicredi para fortalecer e expandir as empresas, e gerar emprego e renda nas comunidades
O evento reunirá apresentações artísticas, exposições artesanais e feira livre aberta ao público, a partir das 19h.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.