Maria da Costa Filho, conhecida como Dona Fia, teve seu trabalho reconhecido nacionalmente por meio de uma reportagem do Globo Rural, que destacou sua produção sustentável de leite desenvolvida em parceria com um projeto do WWF-Brasil.
Proprietária do Sítio São José, localizado em Araputanga, a 345 km de Cuiabá, Dona Fia é um exemplo entre os produtores e produtoras da região Oeste de Mato Grosso. Aos 67 anos, ela se tornou referência na pecuária leiteira local e já havia sido homenageada durante a 4ª edição da Festa do Leite, realizada em junho deste ano no município.
De acordo com a reportagem divulgada no último dia 9 de novembro, a produtora participa de um projeto da organização não governamental WWF-Brasil voltado à preservação das áreas de cabeceira do Pantanal e ao incentivo de práticas sustentáveis na pecuária.
O programa trouxe resultados significativos: a produção de leite no sítio passou de 40 para 150 litros por dia. “Eu já estava para desanimar. Era uma dificuldade, porque eu estava sempre comprando alimento para as vacas. Estava pagando para trabalhar”, relatou Dona Fia, emocionada, ao Globo Rural.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_afe5c125c3bb42f0b5ae633b58923923/internal_photos/bs/2025/1/d/9DIpzHTzANhkbasolodw/gado-leiteiro-pastagem-foto-juliana-sussai-embrapa.jpg)
Vice-governador, vereadores, deputados e demais autoridades acompanharão a agenda, que inclui vistoria em escola, ginásio e obras de infraestrutura.
O prefeito Jonas Campos, de Reserva do Cabaçal, participou no sábado (14/02) da visita oficial do governador Mauro Mendes à região, durante a inauguração de um trecho da rodovia MT-358. A agenda reuniu deputados estaduais, o ex-senador Cidinho Santos, além de autoridades municipais e produtores rurais. Jonas Campos esteve acompanhado do vice-prefeito Adenilson Eliotério, vereadores e produtores rurais das regiões da...
Endereços funcionavam como pontos de apoio para as atividades ilícitas do grupo criminoso
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.