logo

Atualidades

Profissões do futuro: como a tecnologia está revolucionando o mercado de trabalho


Por Redação Emarket

img

Imagem Freepik

Não é preciso olhar para o futuro para compreender o impacto da tecnologia no mercado de trabalho. Para isso, basta visitar uma pequena empresa para notar o quanto elas já estão dependentes de ferramentas tecnológicas para executar atividades administrativas, financeiras e operacionais.

Isso sem contar a robotização e automação de processos cada vez mais presentes nas indústrias, que trazem junto com elas o aumento de produtividade, redução de custos e de retrabalho.

O mercado financeiro é um bom exemplo de como a tecnologia pode mudar um setor inteiro. Isso porque nos últimos anos, a transformação digital que ocorreu nesse setor foi tão grande que permitiu a criação de bancos 100% digitais.

Esses bancos totalmente online, como o Nubank e Banco Original, tornaram possível a abertura de conta corrente pelo smartphone, dispensando toda burocracia que os bancos tradicionais pedem. Além da rapidez para abrir uma conta corrente, esses bancos digitais oferecem outras vantagens como segurança, comodidade e taxas e custos menores. 

O impacto nas empresas

Ainda que essa transformação digital tenha sido prevista e anunciada há anos, muitas empresas não estão preparadas para ela. Principalmente na questão de mão de obra qualificada.

Nos Estados Unidos, apenas em 2016, a indústria de software gerou 10,5 milhões de novos postos de trabalho. Contudo, de acordo com o Bureau de Estatísticas do Trabalho dos EUA, mais de um milhão de vagas na área de programação de computadores deixarão de ser preenchidas até 2020 por falta de mão de obra qualificada.

No Brasil não é diferente. De acordo com Observatório Softex, caso persista a falta de profissionais qualificados no setor de tecnologia da informação, R$ 115 bilhões em receitas podem deixar de ser arrecadados até 2020. O estudo ainda revela que existirão 400 mil vagas de trabalhos no setor de TI não preenchidas no país até 2022.

Um estudo feito pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, SENAI, mostrou que as ocupações que têm como base a tecnologia estarão entre as mais promissoras pelos próximos cinco anos. Nesse período, as profissões ligadas a tecnologia irão impulsionar a abertura de novos postos de trabalho, bem como exigirão que grande parte da mão de obra se requalifique.

O levantamento indica que até 2023, devido a essas mudanças tecnológicas e a automação de processos de produção, o Brasil terá que capacitar 10,5 milhões de empregados que ocupam cargos dentro de indústrias.

Segundo o Senai, as áreas que mais irão exigir formação profissional serão: metalmecânica (1,6 milhão), construção (1,3 milhão), logística e transporte (1,2 milhão), alimentícia (754 mil), informática (528 mil), eletroeletrônica e energia (405 mil) e telecomunicações (359 mil).

Impacto nos postos de empregos

Enquanto de um lado podemos ver a transformação digital, acompanhada da automação, criar diversos postos de trabalho, do outro, podemos assistir muitas pessoas ficando desempregadas.

De acordo com o estudo realizado pelo instituto francês Sapiens, sobre o impacto da revolução digital no mercado de trabalho, se houver uma opção tecnológica para o trabalho humano, não haverá dúvidas; ela será escolhida em prol do aumento da produtividade.

Segundo os pesquisadores, a previsão é que aproximadamente 2,1 milhões de trabalhadores de cinco áreas principais possam perder seus empregos nos próximos anos.

As cinco áreas em risco são: caixas de lojas e supermercados, agentes de manutenção, secretários de escritório, bancos e seguradoras e profissionais da área de contabilidade.

10 profissões que surgiram com a Tecnologia

Cientista de Dados: profissional com a capacidade de extrair e decifrar as informações estratégicas de uma grande quantidade de dados gerados pela empresa.

Desenvolvedor de Aplicativos: com o surgimento dos smartphones e aplicativos, a profissão de desenvolvedor de aplicativos está em alta no momento, sendo uma das melhores profissões relacionadas à tecnologia.

Analista de Mídias Sociais: responsável por elaborar e promover marcas e produtos nas redes sociais, este profissional sabe como uma empresa ou figura pública deve se comportar nesses ambientes. É ele que é responsável por conhecer os meios e elaborar ações que levem a mensagem da empresa ao público-alvo.

Tecnologia da Informação (TI): dentro de uma organização, é responsável por planejar e organizar as informações de uma empresa. Podendo atuar também na infraestrutura da conexão de redes de computadores bem como na proteção de dados.

Desenvolvedor de Jogos: um mercado que manteve um crescimento extraordinário nos últimos anos. O desenvolvedor de jogos tem a capacidade de planejar a estrutura e o objetivo de um jogo. Além disso, tem habilidades de desenvolvê-lo para diversos formatos (web, mobile, videogames).

Desenvolvedor Web: O desenvolvedor web pode atuar na criação de sistemas para internet, tais como publicadores, comércio eletrônico, sistemas de intranet para empresas, além de se dedicar a trabalhar apenas com uma das muitas linguagens de programação como: Java, .NET, Java Script, PHP, Ruby, etc.

Engenheiro de Software: o trabalho do engenheiro de software mistura a tecnologia da informação, desenvolvimento web e engenharia. Esse profissional é encarregado de acompanhar a infraestrutura para desenvolver e expandir softwares e aplicativos.

Analista de e-Commerce: planeja e traça estratégias em plataformas de comércio eletrônico. Além disso, esse profissional tem habilidades para desenvolver campanhas, identificar oportunidades para aumento de vendas.

Influenciadores digitais: indivíduos que usam os meios de comunicação tais como blogs, YouTube, Facebook, Instagram, Snapchat para expressar análises e, com isso, influenciar a opinião de um público-alvo.


CULTURA E LAZER

15º Feiarte e Fest Praia movimenta Reserva do Cabaçal neste fim de semana

Evento reúne grandes shows e torneio esportivo no Balneário Paraíso nesta sexta-feira, sábado e domingo.


ECONOMIA

Isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil começa a valer em janeiro de 2026

Segundo o governo federal, a medida deve beneficiar cerca de 25 milhões de brasileiros.


OUVIDORIA ITINERANTE

AGERR Pantanal promove ação “Ouvir de perto para agir melhor” em municípios do Oeste de MT

Iniciativa aproxima a Agência da população e reforça o compromisso com a transparência nos serviços de saneamento.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.