logo

ARTIGO DE OPINIÃO

Superação da pandemia exige coragem coletiva


Por Wesley Ferreira

img

Advogado Wesley Ferreira (Foto: arquivo pessoal)

Não olhe para a direita, nem para a esquerda: as respostas não virão de lá. Enquanto os dois lados disputam quem tem razão, sapateiam sobre nossos mortos. Mais do que nunca, a pandemia veio para ensinar, de forma dura, que é para dentro que se olha quando a vontade de construir uma comunidade mais saudável exige ações concretas.


O velho "não jogue papel no chão", evita boeiros entupidos e afasta enchentes. O novo "use máscara", te transforma em um cidadão que preserva a vida, protege a si, aos outros e, de forma concreta, constrói esta comunidade saudável!


A melhor política que existe é acordar pela manhã, tratar bem os da sua casa, agradecer pelo alimento e trabalhar de forma honesta em busca do que te deixa feliz! E se for capaz de fazer este percurso, com a consciência de que somos todos iguais, frágeis diante do novo coronavírus, já terá feito muito mais do que qualquer governo.


O momento pede coragem! Coragem de assumir que você - e mais ninguém - é responsável pela vida ou morte daqueles que te cercam. Coragem para encarar o fato de que, se a economia piorou, cabe a você cortar custos até que tudo melhore. E vai melhorar!


Acreditar nisto é a primeira dose rumo à cura. Fazer a sua parte, é o único tratamento precoce que funciona. E quando, enfim, a última vacina tiver sido aplicada, sairemos desta pandemia pessoas melhores, capazes de tratar uns aos outros como iguais, libertos destes sintomas que nos fizeram pensar, ainda que por um segundo, que nossa vida tem mais valor do que qualquer outra.


Nossos títulos e formações, nossas origens e condições, são todos ilusões de ótica que entorpecem os sentidos. Ao final, como se diz desde a jovem guarda, "fazemos quase tudo por necessidade, vivemos em busca da felicidade, somos seres humanos [e] não somos perfeitos (ainda)".


Mesmo assim, evoluímos o suficiente para entender que a necessidade agora é adotar  medidas de prevenção. Que a felicidade está em transmitir esperança de dias melhores. E que é perfeitamente possível nos tornarmos a diferença que queremos ver no mundo.


*Wesley Ferreira é advogado em Votuporanga — São Paulo (SP)


ATUALIDADES

Você já parou para analisar como esta sua saúde mental e a importância dela na sua vida?

No dia 28 de julho a ginasta Simone Biles tomou a decisão de retirar-se da competição individual geral nas Olimpíadas de Tóquio.O peso de ser a ginasta número 1 da atualidade não está só nas medalhas apoiadas em seu pescoço, mas também no corpo e na mente de Simone Biles. “Eu senti que elas precisavam avançar sem mim e elas fizeram...


REGIÃO OESTE

Vice-presidente da Comissão de Saúde da AL-MT, Dr. Gimenez encerra mês de julho com várias ações

O vice-presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT), deputado estadual Dr. Gimenez (PV), encerra o mês de julho com várias ações que beneficia os municípios da região Oeste, com a entrega de veículos micro-ônibus em Figueirópolis d´Oeste, Porto Esperidião e São José dos Quatro Marcos.Para o município Quatromarquense, Dr. Gimenez destinou emenda parlamentar no valor...


OPERAÇÃO FARO FINO

PF desarticula organização voltada para o tráfico de drogas e cumpre mandados de prisão em Araputanga

A Polícia Federal, com apoio do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios – MPDFT, deflagrou ontem, quarta-feira (28) a Operação Faro Fino, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa voltada para o tráfico de drogas. Foram cumpridos dois mandados de prisão e dois mandados de busca e apreensão nas cidades de Cáceres e Araputanga, em Mato Grosso. As investigações...

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.