Prefeitura municipal de Araputanga, por meio da Secretaria de Saúde, realizou entre os dias 18/06 á 22/06, ações de promoção da saúde, em 5 (cinco) comunidades rurais do município de Araputanga. No total, foram atendidas mais de 300 pessoas, entre crianças e grupo da melhor idade, nas comunidades rurais de Botas, Cachoerinha, Cigarra, Farinopolis e Imbé.
Para o secretário municipal de saúde, Emerson José do Prado, “Ações de saúde devem ser realizadas na cidade e no campo para garantir que o município efetive por completo sua responsabilidade de garantir um sistema de saúde para todos”.
Teste Rápido para o diagnostico de doenças sexualmente transmissíveis e aferição de pressão arterial, em pessoas da melhor idade, foi realizado nas comunidades de Cachoerinha, Cigarra e Imbé. Essa ação ficou sobre responsabilidade da Unidade Básica de Saúde da Família do bairro Santo Antônio, que contou com a parceria do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.
Compondo uma ação orientada pelo Ministério da Saúde, o Programa de Prevenção às Verminoses, bem como ação de atualização da caderneta de vacinação de crianças de 5 à 14 anos, foi realizado nas comunidades de Botas, Cachoerinha e Farinopolis. Na oportunidade foram atendidas crianças em idade escolar, matriculadas nas escolas locais. A ação foi realizada pela equipe do Centro de Saúde, Vigilância em Saúde e Agentes Comunitários de Saúde – ACS’s. Essas ações também serão realizadas na zona urbana de Araputanga.
Seguindo as orientações do Programa de Prevenção às Verminoses, foi administrado, nas crianças atendidas, um comprimido de albedazol 400mg (dose única), um medicamento indicado no tratamento de infecções por parasitas intestinais como Ascaris lumbricoides, Trichuris trichiura, Enterobius vermiculares, Ancylostoma duodenale, Necator americanus, Taenia spp e Strongyloides stercoralis.
O Prefeito, Joel Marins de Carvalho (PSB), elogiou a ação desenvolvida e completou “Após a posse dos profissionais aprovados pelo concurso 001/2018, serão retomados os mutirões da saúde nas comunidades rurais, realizando ,um vez por mês, com equipes de saúde contendo médico, equipe de enfermagem e de odontologia”, frisou.
Os novos agentes irão comandar as unidades policiais de Araputanga, São José dos Quatro Marcos, Rio Branco e outros 21 municípios do interior.
A iniciativa do parlamentar ocorre após o governador confirmar o fechamento da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. "Hospital não se fecha", afirmou o deputado.
As prioridades são dos municípios de Cáceres, Comodoro, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.