logo

SAÚDE PÚBLICA

Após redução de gastos na UDR de Araputanga, Conselho convoca reunião para discutir sobre atendimentos

A administração pública realizou cortes de gastos reduzindo a carga horária de atendimento na Unidade Descentralizada de Reabilitação (UDR).


Por Redação Popular Online

img

Assessoria

O presidente do Conselho Municipal de Saúde de Araputanga (CMS), Vanilton Soares de Souza, assinou na última quinta-feira (21) o Edital de Convocação n.º 09/2023 para a realização de reunião extraordinária sobre atendimentos na Unidade Descentralizada de Reabilitação (UDR).

 

O edital publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios de Mato Grosso, na edição desta segunda-feira (25), convoca os membros titulares e suplentes do Conselho Municipal de Saúde para a reunião que deverá ocorrer na próxima quarta-feira, 27 de setembro.

 

Conforme o Memorando n.º 189/2023/SMSARA, assinado pelo gestor da Secretaria Municipal de Saúde, Hudson Cunha Ramos, os atendimentos na UDR foram reduzidos em 50%, de 40h para 20h semanais, no último dia 15 de setembro, após o prefeito, Enilson de Araújo Rios (Solidariedade), revogar a Gratificação de Regime Integral (GRI) dos servidores lotados na Unidade Descentralizada de Reabilitação, visando à redução de gastos e o equilíbrio das contas públicas.

Matéria relacionada: Araputanga corta pagamento de gratificações a servidores da Unidade Descentralizada de Reabilitação.

Após a revogação das gratificações e redução da carga horária de atendimento, cidadãos demonstraram insatisfação com a ação da administração pública.

 

“Em pleno Setembro Amarelo cortaram o atendimento do psicólogo e diz-se uma gestão humanizada”, relatou um cidadão ao demonstrar indignação com a redução do horário de atendimento ao público na Unidade Descentralizada de Reabilitação.

 

Nos últimos meses, em Araputanga, casos de suicídios foram cometidos por um idoso, de 92 anos, e duas jovens que ocupavam cargos de monitoras de creche na Secretaria de Educação da prefeitura do município.

 

Leia mais: Araputanga reduz carga horária de atendimento psicológico em mês de prevenção ao suicídio.


DECISÃO JUDICIAL

Hospital Regional de Cáceres é condenado a pagar indenização por erro médico

Mulher é internada para operar fêmur e sai de hospital com pinos na perna errada.


COOPERATIVISMO

O papel das cooperativas nos desafios globais

O Dia Internacional do Cooperativismo é celebrado no 1° sábado de julho, que neste ano será no dia 5. Instituído oficialmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1992, é comemorado desde 1995. E no trigésimo ano de celebração, a data terá um gostinho especial, pois 2025 foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional das...


TRANSFERÊNCIA

Delegado é transferido de Araputanga para a Regional de Rondonópolis

Pela atuação, o delegado teve seu trabalho reconhecido por meio da Medalha Mérito da Segurança Pública e do título de “Cidadão Araputanguense”, concedido por Ulisses Ferreira, ex-vereador do município.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.