logo

SAÚDE PÚBLICA

Após redução de gastos na UDR de Araputanga, Conselho convoca reunião para discutir sobre atendimentos

A administração pública realizou cortes de gastos reduzindo a carga horária de atendimento na Unidade Descentralizada de Reabilitação (UDR).


Por Redação Popular Online

img

Assessoria

O presidente do Conselho Municipal de Saúde de Araputanga (CMS), Vanilton Soares de Souza, assinou na última quinta-feira (21) o Edital de Convocação n.º 09/2023 para a realização de reunião extraordinária sobre atendimentos na Unidade Descentralizada de Reabilitação (UDR).

 

O edital publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios de Mato Grosso, na edição desta segunda-feira (25), convoca os membros titulares e suplentes do Conselho Municipal de Saúde para a reunião que deverá ocorrer na próxima quarta-feira, 27 de setembro.

 

Conforme o Memorando n.º 189/2023/SMSARA, assinado pelo gestor da Secretaria Municipal de Saúde, Hudson Cunha Ramos, os atendimentos na UDR foram reduzidos em 50%, de 40h para 20h semanais, no último dia 15 de setembro, após o prefeito, Enilson de Araújo Rios (Solidariedade), revogar a Gratificação de Regime Integral (GRI) dos servidores lotados na Unidade Descentralizada de Reabilitação, visando à redução de gastos e o equilíbrio das contas públicas.

Matéria relacionada: Araputanga corta pagamento de gratificações a servidores da Unidade Descentralizada de Reabilitação.

Após a revogação das gratificações e redução da carga horária de atendimento, cidadãos demonstraram insatisfação com a ação da administração pública.

 

“Em pleno Setembro Amarelo cortaram o atendimento do psicólogo e diz-se uma gestão humanizada”, relatou um cidadão ao demonstrar indignação com a redução do horário de atendimento ao público na Unidade Descentralizada de Reabilitação.

 

Nos últimos meses, em Araputanga, casos de suicídios foram cometidos por um idoso, de 92 anos, e duas jovens que ocupavam cargos de monitoras de creche na Secretaria de Educação da prefeitura do município.

 

Leia mais: Araputanga reduz carga horária de atendimento psicológico em mês de prevenção ao suicídio.


SUPER AUTOR

Alunos escritores protagonizam noite de autógrafos em Indiavaí

Cerca de 140 alunos da rede municipal lançaram livros físicos em evento marcado por emoção e reconhecimento


SAÚDE PÚBLICA

Lei de MT é atualizada e passa a garantir assistência psicológica a gestantes e puérperas

Projeto amplia “Maio Furta-Cor” e institui diretrizes permanentes para a saúde mental materna na rede pública


POLÍCIA

Quatro suspeitos são conduzidos pela PM após invasão de residência em Araputanga

Ocorrência começou com violação de domicílio e terminou com a apreensão de dois menores e um adulto por tráfico de drogas

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.