logo

SAÚDE PÚBLICA

Araputanga registra aumento de 780% nos casos de dengue


Por Ferreira Júnior | Popular Online

img

Foto: Banco de imagens freepik

Após divulgação de casos monitorados do novo coronavírus (Covid-19), a população entrou em estado de alerta para não ser contaminada pela doença. No entanto, outra velha conhecida doença tem se alastrado de forma alarmante. Os casos de dengue aumentaram 300% em todo o Estado. Araputanga (a 445 km de Cuiabá) é a cidade com índice mais preocupante, com elevação de 780% no número de doentes em relação ao ano passado.


Conforme informações apontadas pelo Boletim Epidemiológico de Dengue, Zika e Chikungunya divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde no dia 23 de abril de 2020, Araputanga, que em 2019 teve 15 casos registrados, até essa data da divulgação do boletim já registrava 117 casos notificados de dengue.


A incidência de dengue no município que, no ano de 2019 era de 92,5, subiu para 721,2 a cada 100 mil habitantes – os dados consideram os quatro primeiros meses de 2020 (parcial até o dia 23/04/2020). Os casos de Zika subiu de 01 em 2019 para 10 esse ano. Houve uma diminuição nos casos de Chikungunya.

 

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) alerta os gestores municipais para que intensifiquem o combate à dengue, zika e chikungunya, devido ao alto risco registrado em 81 dos 141 municípios mato-grossenses. No Estado, o boletim aponta 13 mortes causadas pela dengue grave; esses registros de óbitos estão distribuídos entre 10 municípios.

 

Para a superintendente da Vigilância em Saúde, Tatiana Helena Belmonte, é inadmissível que ainda hoje pessoas morram em decorrência da dengue. Isso porque a proliferação do mosquito é altamente evitável, se tomados os cuidados adequados.

 

“A dengue é uma doença perfeitamente evitável, eliminando os criadouros do mosquito. Depois, o tratamento é muito simples. Ao apresentar os sintomas é preciso que o paciente procure atendimento médico. Não se explica, ainda hoje, uma pessoa morrer por falta de tratamento para a dengue”, explica Tatiana Helena.


Para se evitar a proliferação do transmissor da dengue, os moradores devem manter os quintais das casas limpos e sem recipientes que possam manter água parada.


MATO GROSSO

Emanuelzinho recorre ao Ministério da Saúde para evitar fechamento do hospital Santa Casa

A iniciativa do parlamentar ocorre após o governador confirmar o fechamento da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. "Hospital não se fecha", afirmou o deputado.


MEDIDAS PREVENTIVAS

SES intensifica vacinação contra sarampo na fronteira com a Bolívia

As prioridades são dos municípios de Cáceres, Comodoro, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade.


SALTO DO CÉU

TCE derruba pregão que gerou polêmica após prefeitura impedir participação de empresa

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) interveio em um processo licitatório da gestão do prefeito de Salto do Céu (a 357 km de Cuiabá), Mauto Espíndola (Republicanos), que gerou polêmica ao barrar uma empresa participante por um atraso de apenas quatro minutos. O caso envolveu um pregão destinado à contratação de serviços médicos e acabou sendo...

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.