logo

À DERIVA

Chefe de departamento entrega cargo após escândalos na gestão pública de Quatro Marcos

Além do chefe do Departamento de Trânsito, que pediu demissão ontem, o Secretário de Fazenda e o chefe do Departamento de Planejamento também já haviam deixado seus cargos.


Por Ferreira Júnior | Popular Online

img

Jamis Silva Bolandin — Prefeito de Quatro Marcos. (Foto: Rd News)

O chefe de Departamento de Trânsito, José de Jesus Pereira, cargo de confiança na gestão do prefeito Jamis Silva Bolandin (União Brasil), pediu exoneração após sucessivos escândalos na administração pública de São José dos Quatro Marcos (a 315 km de Cuiabá).

 

O servidor comissionado entregou o cargo ontem, segunda-feira, 6 de novembro, por meio de pedido de exoneração apresentado ao prefeito. O chefe do Departamento de Planejamento, Rubens Lins, e o secretário de Fazenda, Elcyo Aguiar, também já haviam deixado seus cargos.

 

José Pereira ocupava o cargo desde a sua criação e municipalização no final da gestão anterior e foi um dos responsáveis pela candidatura de Jamis Silva, eleito pelo partido Solidariedade.

 

Em mais um capítulo da turbulenta gestão, Jamis Silva exonerou ontem a chefe do Departamento de Licitação, a servidora Vanessa da Rocha Avelino, nomeada através da Portaria n.º 234 de 1º de julho de 2021. “Respeito à decisão política que me afastou do cargo e desejo sucesso ao meu sucessor”, disse Vanessa.

 

Em abril, o Departamento de Licitação da Prefeitura de Quatro Marcos recebeu uma menção honrosa do Conselho Regional de Administração de Mato Grosso (CRA-MT) pelas boas práticas na condução dos processos de licitação no município.

 

Desgaste político

A gestão de Jamis Silva tem sido alvo de diversas críticas, sendo o gestor vaiado durante pronunciamento na 24ª edição da Expomarcos, evento realizado no último final de semana. 

 

Acionado no Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MP-MT), o prefeito teve que devolver recurso público recebido de forma ilegal e sua esposa, a primeira-dama Elisangela Lopes, recebeu dinheiro público sem trabalhar ao acumular cargos.

 

No mês passado, auditoria feita pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) apontou irregularidades cometidas pela gestão pública e o prefeito deverá explicar sobre falhas no controle de abastecimento de combustíveis e falta de controle de manutenção e peças, com gastos que somam mais de R$1,7 milhões nas Secretarias de Educação e Obras.

 

Jamis Silva também está sendo investigado pela Câmara de vereadores, por meio de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada para apurar suposto Ato de Improbidade Administrativa e Crime de Responsabilidade cometido pelo gestor.

 

Matérias relacionadas:

Esposa do prefeito tem pagamento suspenso após "acordo" com MPMT para devolver dinheiro recebido de forma ilegal

Auditoria aponta irregularidades cometidas pela gestão pública de Quatro Marcos

Prefeito de Quatro Marcos teve que devolver valor acima de 14 salários mínimos recebido ilegalmente

Câmara instaura CPI para apurar denúncias contra prefeito de São José dos Quatro Marcos

Desgastado politicamente, prefeito de Quatro Marcos é vaiado durante festa do peão

 

FALE COM O POPULAR ONLINE

Para falar com a redação do Popular Online, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.


INDIAVAÍ

Ex-vereador Donizete Afonso morre vítima de infarto em Indiavaí

O ex-parlamentar teve uma carreira política significativa no município, atuando como vereador por mais de oito anos.


CASO CARAPIA

Acusado de matar técnico em enfermagem em Araputanga é condenado a mais de 21 anos de prisão

Foi realizado na terça-feira (21) o julgamento de Zulmiro Ribeiro Lopes Junior, conhecido como “Zulmiro Negão”, que resultou na sua condenação a 21 anos e 10 meses de prisão por envolvimento na morte do técnico em enfermagem Joseilton Santos Carapia, 47 anos. Conforme informações, a sentença foi lida em plenário na conclusão do julgamento realizado no Fórum Desembargador João Luís da...


QUATRO MARCOS

Preso suspeito de matar homem atraído por adolescente com promessa de sexo

O crime ocorreu em agosto do ano passado; o corpo da vítima foi encontrado carbonizado em uma estrada vicinal do município.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.