O número de pessoas recuperadas do coronavírus (Covid-19) em Araputanga (a 345 km de Cuiabá) cresce a cada dia. Nesta quarta-feira (12), a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde e Vigilância em Saúde, confirmou que 374 pessoas já se recuperaram da doença, número que representa mais de 90% do total de casos confirmados.
Até o momento, o município registra 415 casos de pessoas infectadas pelo novo vírus, 42 em investigação, 37 em monitoramento e 04 óbitos.
Além do boletim epidemiológico, a Prefeitura Municipal divulgou o novo Decreto Municipal de n.º 72/2020, atualizando as medidas de enfrentamento ao novo vírus. Conforme as atualizações, com vigência entre os dias 12 e 25 de agosto, podendo ser alterado e prorrogado, fica autorizado a administração lotar em outra secretaria ou departamento os servidores que, porventura, tenham suas atribuições afetadas pelas medidas temporárias.
De acordo com o Decreto, fica vetado os procedimentos tendentes à suspensão do abastecimento de água àqueles que se encontre com débitos junto ao município. Fica permitido ainda, o consumo de produtos alimentícios e de bebidas no próprio local dos estabelecimentos até o horário das 23h, respeitando lotação máxima de 50% de sua capacidade, distanciamento mínimo de 1,5m e cumprimento de todas as normas sanitárias de inspeção dos órgãos de controle. Aos domingos, fica, expressamente, proibido o consumo no local, devendo realizar as vendas por entrega ou retirada no local.
O novo Decreto proíbe aos domingos e feriados a utilização de mesas de sinuca, pebolim, jogos de cartas ou quaisquer outros em locais que possam gerar aglomeração.
O Decreto recomenda que as atividades religiosas presenciais deverão ter duração limitada a uma hora e trita minutos. Os parques públicos poderão ser utilizados respeitando o distanciamento mínimo de 1,5m entre as pessoas e utilizando máscara fácil, ainda que artesanal.
A Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância em Saúde alerta a população aos cuidados de prevenção a Covid-19.
Recomendações
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Usar máscara ao sair de casa;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
- Evitar aglomeração;
- Manter a distância de 2 metros de outra pessoa.
Iniciativa busca valorizar práticas que transformam cidades em ambientes mais inteligentes e sustentáveis.
Atualmente, a devolução é feita apenas a partir da conta originalmente utilizada na fraude
Quem desejar apoiar a iniciativa pode entrar em contato diretamente com a professora Vanusa Xavier pelo telefone (65) 9 9990-8186.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.