logo

Araputanga

MP aciona prefeitura na Justiça para regularização de fornecimento de água em Araputanga


Por Ferreia Júnior

img

Reprodução.

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MP/MT), através da Promotoria de Justiça da Comarca de Araputanga, ingressou na Justiça na última sexta-feira (27), com uma Ação Civil Pública (ACP), com pedido de liminar, contra o município representado pelo prefeito municipal em exercício, Joel Marins de Carvalho (PSB).


Por meio da Ação, a Promotora de Justiça, doutora Mariana Batizoco Silva apresentou a necessidade da propositura à Justiça, para que o município de Araputanga cumpra determinação judicial, consistente na obrigação de tomar medidas emergenciais garantindo o abastecimento regular e contínuo de água na cidade.


Dentre as ações mencionadas destaca-se a implantação de medida paliativa, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, de tantos caminhões pipa quanto bastem para o enchimento das caixas d'águas dos munícipes, principalmente daqueles residentes nos bairros
Cidade Alta, Loteamento Furlan, Loteamento Carvalho e Loteamento Ricca, evitando-se, assim, danos maiores.


Doutora Mariana Batizoco pede à consignar no mandado, que, o não cumprimento poderá dar ensejo à propositura de Ação de Improbidade Administrativa, por violação aos princípios da Administração Pública e a hipótese prevista no artigo 11, inciso II, da
Lei 8429/92.


Caso não satisfeita a obrigação de fazer no prazo consignado, com fundamento no artigo 816 do Código de Processo Civil, a representante do Ministério Público solicitou que seja determinado, pelo Sistema BacenJud, o bloqueio de verbas públicas do município,
com a transferência para a conta única do Poder Judiciário, valores esses que oportunizarão a adoção de medidas voltadas para o fornecimento regular e contínuo de água à população.


Requer-se ainda a intimação do executado para, no prazo de 15 dias, efetuar o pagamento da multa diária fixada na decisão interlocutória em R$ 10.000,00 (dez mil reais) para o caso de descumprimento, cujo cálculo pugna seja realizado pela contadoria judicial.


MATO GROSSO

Emanuelzinho recorre ao Ministério da Saúde para evitar fechamento do hospital Santa Casa

A iniciativa do parlamentar ocorre após o governador confirmar o fechamento da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. "Hospital não se fecha", afirmou o deputado.


MEDIDAS PREVENTIVAS

SES intensifica vacinação contra sarampo na fronteira com a Bolívia

As prioridades são dos municípios de Cáceres, Comodoro, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade.


SALTO DO CÉU

TCE derruba pregão que gerou polêmica após prefeitura impedir participação de empresa

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) interveio em um processo licitatório da gestão do prefeito de Salto do Céu (a 357 km de Cuiabá), Mauto Espíndola (Republicanos), que gerou polêmica ao barrar uma empresa participante por um atraso de apenas quatro minutos. O caso envolveu um pregão destinado à contratação de serviços médicos e acabou sendo...

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.