O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bertolin, esclareceu informações sobre a aplicação de recursos do Fundeb em municípios de Mato Grosso. Segundo ele, o Ministério Público Federal (MPF) instaurou procedimento investigatório para apurar informações sobre contas bancárias específicas e exclusivas para o Fundeb, conforme determinam as normas do programa.
Ele destacou que a obrigatoriedade de conta bancária única e específica para a movimentação dos recursos do Fundeb é prevista na Lei nº 14.113/2020 e tem sido progressivamente adotada pelos municípios. No entanto, parte das gestões ainda realiza essa movimentação por meio de contas vinculadas ao CNPJ da prefeitura ou da secretaria municipal de Educação, o que configura uma questão de ordem formal e não representa, por si só, desvio ou má aplicação dos recursos.
Bertolin informou ainda que a correta destinação dos recursos públicos da educação é acompanhada por diversos órgãos de controle, como o Tribunal de Contas do Estado, os Conselhos de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (CACS-Fundeb), além dos sistemas oficiais de registro e transparência.
Assista ao vídeo:
Estudantes de todo o Estado disputam as modalidades esportivas individuais nos Jogos Escolares e Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses, a partir desta sexta-feira (18.7). O evento esportivo promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) tem Várzea Grande como município-sede, e reúne até domingo (20), atletas de 12 a 17 anos em busca dos títulos de campeões...
Iniciativa já impactou positivamente mais de 300 comunidades em Mato Grosso.
Ele está proibido de usar redes sociais e conversar com aliados
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.