logo

RECURSOS DO FUNDEB

Presidente da AMM contesta informações sobre irregularidade ao esclarecer investigação do MPF

Segundo ele, o Ministério Público Federal (MPF) apura informações sobre contas bancárias específicas e exclusivas para o Fundeb, conforme determinam as normas do programa.


Por Redação Popular Online

img

Foto: Camila Ribeiro/HNT

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bertolin, esclareceu informações sobre a aplicação de recursos do Fundeb em municípios de Mato Grosso. Segundo ele, o Ministério Público Federal (MPF) instaurou procedimento investigatório para apurar informações sobre contas bancárias específicas e exclusivas para o Fundeb, conforme determinam as normas do programa.

 

Ele destacou que a obrigatoriedade de conta bancária única e específica para a movimentação dos recursos do Fundeb é prevista na Lei nº 14.113/2020 e tem sido progressivamente adotada pelos municípios. No entanto, parte das gestões ainda realiza essa movimentação por meio de contas vinculadas ao CNPJ da prefeitura ou da secretaria municipal de Educação, o que configura uma questão de ordem formal e não representa, por si só, desvio ou má aplicação dos recursos.

 

Bertolin informou ainda que a correta destinação dos recursos públicos da educação é acompanhada por diversos órgãos de controle, como o Tribunal de Contas do Estado, os Conselhos de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (CACS-Fundeb), além dos sistemas oficiais de registro e transparência.

 

Assista ao vídeo:


A PARTIR DESTA SEXTA (18)

Estudantes de todo o Estado disputam modalidades individuais nos Jogos Escolares e Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses

Estudantes de todo o Estado disputam as modalidades esportivas individuais nos Jogos Escolares e Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses, a partir desta sexta-feira (18.7). O evento esportivo promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) tem Várzea Grande como município-sede, e reúne até domingo (20), atletas de 12 a 17 anos em busca dos títulos de campeões...


ARAPUTANGA

Projeto Comunitário “Eu Quero Ser Feliz” chega a Araputanga com atividades gratuitas para toda a família

Iniciativa já impactou positivamente mais de 300 comunidades em Mato Grosso.


ATUALIDADES

PF cumpre mandados na casa de Jair Bolsonaro, que usará tornozeleira

Ele está proibido de usar redes sociais e conversar com aliados

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.