logo

ARAPUTANGA

Procon alerta sobre aumento abusivo de preços; saiba como denunciar


Por Redação Popular Online

img

Imagem ilustrativa (Foto: Banco de imagens freepik)

Em meio a pandemia de Covid-19 e abertura de comércios essenciais, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Araputanga (a 345km de Cuiabá) alerta sobre o aumento abusivo de preços de produtos e serviços, orientando aos consumidores que a prática abusiva pode ser punida pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), o que caracteriza crime contra a economia popular, com pena de detenção de seis meses a dois anos e multa, conforme a Lei Federal 1.521/51.


O coordenador do órgão de defesa do consumidor, Leandro Canova Teixeira Agostinho, informou que ao identificar aumento abusivo de preços de produtos de qualquer natureza o consumidor deve apresentar denúncia, através do endereço eletrônico procon@araputanga.mt.gov.br. "O consumidor, se possível, deve apresentar elementos de prova, como data, registro fotográfico do preço, nota ou cupom fiscal de compras", disse.

Leia também:
Araputanga suspende abertura de comércios não essenciais e proíbe circulação de pessoas

Leandro Canova informou ainda, que ao receber a denúncia o Procon notifica o estabelecimento para que apresente as notas fiscais pertinentes e comprovado que o comerciante apenas repassou o aumento praticado pelo fornecedor da mercadoria não caracteriza preço abusivo, explicou que, nesse caso, o fornecedor também é notificado e será feito o cálculo, afim de saber se há preço irregular na fonte.


Para Canova, é importante destacar que as situações geradas em razão do momento de pandemia que exige demanda crescente por determinados insumos podem provocar o aumento de preços de produtos e derivados, sem que haja a prática abusiva. "No entanto, os consumidores que se sentirem lesados devem denunciar a situação ao Procon, para que o protocolo seja seguido e o preço verificado", frisou.


Os consumidores poderão obter mais informações, para esclarecimentos de dúvidas, pelo telefone (65) 3261-2773.


MATO GROSSO

Emanuelzinho recorre ao Ministério da Saúde para evitar fechamento do hospital Santa Casa

A iniciativa do parlamentar ocorre após o governador confirmar o fechamento da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. "Hospital não se fecha", afirmou o deputado.


MEDIDAS PREVENTIVAS

SES intensifica vacinação contra sarampo na fronteira com a Bolívia

As prioridades são dos municípios de Cáceres, Comodoro, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade.


SALTO DO CÉU

TCE derruba pregão que gerou polêmica após prefeitura impedir participação de empresa

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) interveio em um processo licitatório da gestão do prefeito de Salto do Céu (a 357 km de Cuiabá), Mauto Espíndola (Republicanos), que gerou polêmica ao barrar uma empresa participante por um atraso de apenas quatro minutos. O caso envolveu um pregão destinado à contratação de serviços médicos e acabou sendo...

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.