Desde 1995 o Programa A União Faz a Vida (PUFV) age por meio da educação financeira cooperativa e desenvolve os princípios de cooperação e cidadania para crianças e jovens brasileiros, a fim de transformar suas vidas e a realidade de suas famílias e comunidade. Presente em 360 cidade e sete estados, anualmente, mais de 280 mil crianças são impactadas pelos projetos desenvolvidos em cerca de 1900 instituições educacionais espalhadas por todo o território nacional.
O objetivo do programa é desenvolver cidadãos cooperativos, valorizando os saberes, as atividades coletivas e o exercício da cidadania. Desta forma, na Sicredi Biomas, o A União Faz a Vida está presente em seis municípios e conta com a participação de quase 900 educadores que, junto a cooperativa, impacta positivamente a vida de 12.405 crianças e adolescentes dos estados do Acre e Mato Grosso. Ao todo, durante este ano, 120 projetos foram desenvolvidos pelo PUFV.
Como forma de reconhecimento aos gestores e professores que desenvolveram o projeto no ano de 2020, mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia da Covid-19, a Sicredi Biomas realizou a entrega gradativa de brindes ao longo do primeiro semestre de 2021. Os educadores receberam uma mochila e um marca-páginas que, segundo o assessor de Desenvolvimento do Cooperativismo, é uma forma de agradecer aos profissionais da educação pelo grande empenho. “É uma via de mão dupla, onde oferecemos meios para o desenvolvimento do projeto, mas todo o acompanhamento e produção de resultado parte dos educadores. Somos bem agradecidos com isso e esperamos que os frutos do Programa sejam jovens cada vez mais responsáveis”, finaliza Eber Ostemberg.
Eduardo Ferreira destaca que o Programa A União Faz a Vida é a principal ação social desenvolvida pela Cooperativa. Segundo o presidente, “só há uma palavra que descreva o sentimento da Biomas pelos professores, que mesmo durante esse período de pandemia desenvolveram mais de 100 projetos: gratidão!”. O presidente finaliza dizendo que espera contar com todos os gestores e educadores neste ano de 2021 para que cada vez mais os valores cooperativistas cheguem às comunidades.
O investimento principal do programa é a formação continuada de educadores com o foco no desenvolvimento de uma metodologia própria de projetos. Outros investimentos também são realizados em comunicação, ações de reconhecimento dos educadores, datas comemorativas da educação e na formação da equipe de Assessoria Pedagógica que acompanha o Programa na região.
Todo recurso utilizado para o desenvolvimento do Programa A União Faz a Vida é parte do resultado da Cooperativa alocado no Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social (Fates). Este Fundo é de onde sai os investimentos utilizados para a prática de atividades que ressaltam a educação e o social.
Sobre a Cooperativa
A Sicredi Biomas está atuando há 32 anos contribuindo com a qualidade de vida das pessoas e das comunidades. Tem área de atuação em 15 municípios de Mato Grosso, todos os 22 do Acre e mais 22 municípios do sul do Amazonas. Teve resultado financeiro em 2020 de mais de 48,7 milhões de reais e administra um montante de mais 1,3 bilhões de reais.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,9 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 23 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).
A iniciativa do parlamentar ocorre após o governador confirmar o fechamento da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. "Hospital não se fecha", afirmou o deputado.
As prioridades são dos municípios de Cáceres, Comodoro, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade.
O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) interveio em um processo licitatório da gestão do prefeito de Salto do Céu (a 357 km de Cuiabá), Mauto Espíndola (Republicanos), que gerou polêmica ao barrar uma empresa participante por um atraso de apenas quatro minutos. O caso envolveu um pregão destinado à contratação de serviços médicos e acabou sendo...
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.