Um passeio diferente marcou a tarde de 44 alunos do 4º ano da Escola Municipal Lourdes Maria, em Jauru (a 425 km de Cuiabá), no dia 24 de junho. Acompanhados por professores e guiados pelo promotor de Justiça Eduardo Antônio Ferreira Zaque, os estudantes participaram de um tour educativo passando por pontos turísticos da cidade. A iniciativa é do Projeto Canoa - Educação Patrimonial.
A atividade teve como objetivo despertar nas crianças a consciência sobre o valor histórico e social dos bens públicos, além de promover o respeito à memória das pessoas homenageadas com nomes de ruas, praças e repartições públicas. Durante o trajeto, os alunos visitaram locais simbólicos da cidade, como a Praça José Rossi, o Estádio Municipal José Vicente e a sede da Prefeitura Municipal, onde receberam explicações sobre a história e os homenageados de cada espaço.
“Foi emocionante ver o interesse genuíno das crianças ao conhecerem os espaços públicos da cidade e aprenderem quem foram as pessoas homenageadas nesses locais. Esse tipo de vivência reforça a identidade cultural e contribui para a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com o cuidado do patrimônio coletivo”, avaliou o promotor de Justiça Eduardo Zaque, idealizador da atividade.
A proposta do passeio também foi de incentivar o sentimento de pertencimento entre os jovens e fortalecer os laços com a história da comunidade em que vivem.
Projeto Canoa - É uma iniciativa estratégica do Ministério Público de Mato Grosso que tem como objetivo promover a articulação entre instituições e comunidades, visando ao engajamento da juventude no reconhecimento e valorização dos bens patrimoniais, tanto materiais quanto imateriais, dos municípios. A proposta busca fomentar a conscientização sobre a importância da preservação do patrimônio cultural, além de incentivar a adoção de medidas proativas voltadas ao fortalecimento do controle social e à participação cidadã.

— Acompanhe notícias de: Araputanga, Curvelândia, Figueirópolis d'Oeste, Glória d'Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari d'Oeste, Mirassol d'Oeste, Porto Esperidião, São José dos Quatro Marcos, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu e Vale de São Domingos.
Policiais militares do 6º Batalhão prenderam quatro homens, nesta terça-feira (13.1), suspeitos por sequestro mediante extorsão, na zona rural do município de Cáceres (220 km de Cuiabá). Dois homens foram rendidos e forçados a realizar transferências bancárias que totalizaram R$ 218 mil.. As equipes apreenderam um revólver com seis munições e localizaram três veículos utilizados pelos envolvidos. Durante desdobramento da Operação...
Tempo médio para concessão de benefício caiu de 64 para 35 dias
Solenidade homenageará personalidades que se destacaram na região Oeste de Mato Grosso ao longo de 2025.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.