logo

CAMPANHA

Setembro Amarelo e a saúde mental das pessoas


Por Assessoria Clinfer

Foto: Assessoria Clinfer

Desde 2014, o mês de Setembro é conhecido como Setembro Amarelo. Criada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM), a campanha busca conscientizar e reduzir os casos de suicídios no Brasil.


Diferentes situações podem levar ao suicídio, fenômeno que tem determinantes multifatoriais e resultado de uma complexa interação de fatores psicológicos e biológicos. Assim como, também pode ter influências genéticas, culturais e socioambientais. Sendo assim, é um longo histórico de acontecimentos que levam uma pessoa a tirar a própria vida. E não baseado em um fato pontual ou simples.


Muitas vezes não conseguimos lidar com os nossos sentimentos, sejam eles de perda, de frustração ou mesmo com traumas e problemas relacionados ao nosso passado. Em muitos momentos não entendemos o motivo de agir da maneira que agimos ou temos dificuldade de quebrar os ciclos viciosos nos quais nos colocamos.


É por esses e outros motivos que procurar um profissional da psicologia pode auxiliar e trazer o autoconhecimento necessário para encarar as dificuldades da vida. Da mesma maneira que devemos cuidar de nosso corpo, com uma alimentação saudável, exercícios e evitar excessos, a nossa mente também precisa desse mesmo cuidado e a psicologia pode nos oferecer uma melhor qualidade de vida.


Quem deve fazer terapia?

Qualquer pessoa pode e deve fazer. Um acompanhamento psicológico não é sinal de incapacidade ou de fraqueza, muito pelo contrário. Desde que exista a vontade de se compreender e buscar ferramentas de autoconhecimento, já é possível procurar um profissional da área para dar início a um tratamento e às sessões.


SUPER AUTOR

Alunos escritores protagonizam noite de autógrafos em Indiavaí

Cerca de 140 alunos da rede municipal lançaram livros físicos em evento marcado por emoção e reconhecimento


SAÚDE PÚBLICA

Lei de MT é atualizada e passa a garantir assistência psicológica a gestantes e puérperas

Projeto amplia “Maio Furta-Cor” e institui diretrizes permanentes para a saúde mental materna na rede pública


POLÍCIA

Quatro suspeitos são conduzidos pela PM após invasão de residência em Araputanga

Ocorrência começou com violação de domicílio e terminou com a apreensão de dois menores e um adulto por tráfico de drogas

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.