logo

CAMPANHA

Setembro Amarelo e a saúde mental das pessoas


Por Assessoria Clinfer

Foto: Assessoria Clinfer

Desde 2014, o mês de Setembro é conhecido como Setembro Amarelo. Criada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM), a campanha busca conscientizar e reduzir os casos de suicídios no Brasil.


Diferentes situações podem levar ao suicídio, fenômeno que tem determinantes multifatoriais e resultado de uma complexa interação de fatores psicológicos e biológicos. Assim como, também pode ter influências genéticas, culturais e socioambientais. Sendo assim, é um longo histórico de acontecimentos que levam uma pessoa a tirar a própria vida. E não baseado em um fato pontual ou simples.


Muitas vezes não conseguimos lidar com os nossos sentimentos, sejam eles de perda, de frustração ou mesmo com traumas e problemas relacionados ao nosso passado. Em muitos momentos não entendemos o motivo de agir da maneira que agimos ou temos dificuldade de quebrar os ciclos viciosos nos quais nos colocamos.


É por esses e outros motivos que procurar um profissional da psicologia pode auxiliar e trazer o autoconhecimento necessário para encarar as dificuldades da vida. Da mesma maneira que devemos cuidar de nosso corpo, com uma alimentação saudável, exercícios e evitar excessos, a nossa mente também precisa desse mesmo cuidado e a psicologia pode nos oferecer uma melhor qualidade de vida.


Quem deve fazer terapia?

Qualquer pessoa pode e deve fazer. Um acompanhamento psicológico não é sinal de incapacidade ou de fraqueza, muito pelo contrário. Desde que exista a vontade de se compreender e buscar ferramentas de autoconhecimento, já é possível procurar um profissional da área para dar início a um tratamento e às sessões.


MATO GROSSO

Emanuelzinho recorre ao Ministério da Saúde para evitar fechamento do hospital Santa Casa

A iniciativa do parlamentar ocorre após o governador confirmar o fechamento da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. "Hospital não se fecha", afirmou o deputado.


MEDIDAS PREVENTIVAS

SES intensifica vacinação contra sarampo na fronteira com a Bolívia

As prioridades são dos municípios de Cáceres, Comodoro, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade.


SALTO DO CÉU

TCE derruba pregão que gerou polêmica após prefeitura impedir participação de empresa

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) interveio em um processo licitatório da gestão do prefeito de Salto do Céu (a 357 km de Cuiabá), Mauto Espíndola (Republicanos), que gerou polêmica ao barrar uma empresa participante por um atraso de apenas quatro minutos. O caso envolveu um pregão destinado à contratação de serviços médicos e acabou sendo...

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.