Subiu para 12 o número de pessoas recuperadas do novo coronavírus (Covid-19) em Araputanga (a 345km de Cuiabá), o que representa 85,7% do total de casos confirmados, até o momento, no município, de acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância em Saúde, nesta quarta-feira (17).
Conforme os dados, foram registrados 14 casos confirmados do novo vírus, sendo que 02 casos estão em acompanhamento (isolamento domiciliar) e 12 casos foram recuperados. O Boletim informa ainda que 10 casos estão em investigação, aguardando exame RT-PCR (Swab), que é realizado após coleta enviada ao Laboratório Central de Saúde Pública do Mato Grosso (Lacen-MT).
Testes Rápidos
Ao contrário do que tem sido divulgado, através das redes sociais, por servidor da administração pública do município de Araputanga, a Secretaria Municipal de Saúde não realiza gratuitamente teste rápido em pessoa que apresenta sintomas do novo vírus (Covid-19).
Segundo o coordenador do Departamento de Vigilância em Saúde, José Ricardo Ribeiro, nesses casos é feita a coleta para exame RT-PCR (Swab), cujo o resultado é apresentado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Mato Grosso (Lacen-MT), a exemplo dos 10 casos que estão em investigação no município, aguardando o resultado.
De acordo com o coordenador de Vigilância em Saúde, os testes rápidos disponibilizados pelo município são para os profissionais da linha de frente, que estão em “contato” direto com o risco, profissionais de segurança pública e pessoas que pertencem ao grupo de risco.
Programa Federativo
A Prefeitura Municipal de Araputanga recebeu, na terça-feira (09/06), a primeira parcela de quatro do auxílio financeiro emergencial, previsto na Lei Complementar 173 de 2020, referente a recursos de compensação financeira aos municípios.
Conforme anunciado, foi repassado o valor de R$ 1.161.071,82 (um milhão, cento e sessenta e um mil, setenta e um reais e oitenta e dois centavos).
De acordo com o site do Senado Federal, Araputanga irá receber um total de R$ 4.640.791,39 (quatro milhões, seiscentos e quarenta mil, setecentos e noventa e um reais e trinta e nove centavos), referente as quatro parcelas do auxílio financeiro do Programa Federativo de Enfrentamento ao coronavírus para estados, Distrito Federal e municípios.
Os recursos também poderão ser utilizados em livre aplicação.
Iniciativa busca valorizar práticas que transformam cidades em ambientes mais inteligentes e sustentáveis.
Atualmente, a devolução é feita apenas a partir da conta originalmente utilizada na fraude
Quem desejar apoiar a iniciativa pode entrar em contato diretamente com a professora Vanusa Xavier pelo telefone (65) 9 9990-8186.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.