Subiu para 12 o número de pessoas recuperadas do novo coronavírus (Covid-19) em Araputanga (a 345km de Cuiabá), o que representa 85,7% do total de casos confirmados, até o momento, no município, de acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância em Saúde, nesta quarta-feira (17).
Conforme os dados, foram registrados 14 casos confirmados do novo vírus, sendo que 02 casos estão em acompanhamento (isolamento domiciliar) e 12 casos foram recuperados. O Boletim informa ainda que 10 casos estão em investigação, aguardando exame RT-PCR (Swab), que é realizado após coleta enviada ao Laboratório Central de Saúde Pública do Mato Grosso (Lacen-MT).
Testes Rápidos
Ao contrário do que tem sido divulgado, através das redes sociais, por servidor da administração pública do município de Araputanga, a Secretaria Municipal de Saúde não realiza gratuitamente teste rápido em pessoa que apresenta sintomas do novo vírus (Covid-19).
Segundo o coordenador do Departamento de Vigilância em Saúde, José Ricardo Ribeiro, nesses casos é feita a coleta para exame RT-PCR (Swab), cujo o resultado é apresentado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Mato Grosso (Lacen-MT), a exemplo dos 10 casos que estão em investigação no município, aguardando o resultado.
De acordo com o coordenador de Vigilância em Saúde, os testes rápidos disponibilizados pelo município são para os profissionais da linha de frente, que estão em “contato” direto com o risco, profissionais de segurança pública e pessoas que pertencem ao grupo de risco.
Programa Federativo
A Prefeitura Municipal de Araputanga recebeu, na terça-feira (09/06), a primeira parcela de quatro do auxílio financeiro emergencial, previsto na Lei Complementar 173 de 2020, referente a recursos de compensação financeira aos municípios.
Conforme anunciado, foi repassado o valor de R$ 1.161.071,82 (um milhão, cento e sessenta e um mil, setenta e um reais e oitenta e dois centavos).
De acordo com o site do Senado Federal, Araputanga irá receber um total de R$ 4.640.791,39 (quatro milhões, seiscentos e quarenta mil, setecentos e noventa e um reais e trinta e nove centavos), referente as quatro parcelas do auxílio financeiro do Programa Federativo de Enfrentamento ao coronavírus para estados, Distrito Federal e municípios.
Os recursos também poderão ser utilizados em livre aplicação.
A iniciativa do parlamentar ocorre após o governador confirmar o fechamento da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. "Hospital não se fecha", afirmou o deputado.
As prioridades são dos municípios de Cáceres, Comodoro, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade.
O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) interveio em um processo licitatório da gestão do prefeito de Salto do Céu (a 357 km de Cuiabá), Mauto Espíndola (Republicanos), que gerou polêmica ao barrar uma empresa participante por um atraso de apenas quatro minutos. O caso envolveu um pregão destinado à contratação de serviços médicos e acabou sendo...
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.